O jogador uruguaio do Tottenham, Rodrigo Bentancur, foi suspenso por sete jogos e multado em mais de 100.000 euros pela Associação de Futebolinglesa (FA, sigla em inglês) por um comentário de teor racista proferido num programa de televisão.

O episódio remonta a junho, mas só agora foi conhecida a decisão da entidade que regula o futebol inglês. Na altura, num programa televisivo uruguaio do Canal 10, o apresentador pediu ao médio de 27 anos uma camisola de um jogador do clube britânico onde alinha.

Bentancur escolheu a camisa do capitão de equipa, Heung-Min Son, de nacionalidade sul-coreana. Tudo normal não fosse o comentário que o camisa 30 do emblema londrino fez no momento seguinte:

"Pode ser a de um primo porque eles são todos iguais."

Cinco meses depois, estas palavras tiveram consequências. A FA decidiu suspender o atleta por sete encontros e multá-lo em cerca de 119 mil euros.

Ange Postecoglu, técnico dos 'spurs', não poderá, assim, contar com o internacional uruguaio nas partidas frente ao Manchester City, Fulham, Bournemouth, Chelsea, Southampton, Manchester United e Liverpool.

Como o castigo só se aplica a competições domésticas, o antigo jogador da Juventus poderá disputar os encontros da Liga Europa diante da Roma e do Rangers, nos dias 28/11 e 12/12, respetivamente.

A reação de Son

Em setembro, Son veio a público dizer que o colega de equipa "quase chorou" quando lhe pediu desculpa pelo que disse durante a entrevista.

"Eu amo o Rodrigo. Repito, eu amo-o, eu amo-o. Ele sabia e pediu desculpa logo a seguir. Todos nós somos humanos e todos cometemos erros e aprendemos com eles", afirmou o sul-coreano ainda antes do arranque da época.

Em junho, logo após a publicação da entrevista, Bentancur recorreu às redes sociais para se desculpar publicamente pela declaração que tanta polémica gerou.

"Falei com ele [o Son] e, logicamente, dada a nossa profunda amizade, ele compreende que se tratou apenas de um infeliz mal-entendido. Tudo foi esclarecido e resolvido com o meu amigo. Se alguém se sentiu ofendido devido às minhas palavras através deste meio de comunicação social, gostaria de apresentar as minhas sinceras desculpas", escreveu o atleta.