O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, está, esta manhã, no plenário da Assembleia Legislativa da Madeira a defendeu um diploma que altera e reforça as competências do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT).

“Face às complexidades decorrentes da implementação da gestão do sistema de bilhética e às limitações inerentes à actividade de um Governo de gestão com o qual fomos confrontados no final do ano transacto e nos primeiros meses do corrente ano, não foi possível reunir as condições necessárias de capacitação do IMT para acolher as novas competências do sistema intermodal e integrado dos transportes públicos terrestres da RAM. Neste âmbito, é fundamental proceder à revisão do prazo fixado para o processo de transição de atribuições, competências, direitos, obrigações e posições contratuais da TIIM - Transportes Integrados e Intermodais da Madeira, S.A. para o IMT, IP-RAM, conforme previsto no mesmo diploma”, justificou o governante.

Segundo Pedro Rodrigues, “esta actualização não é uma mera formalidade legal, mas um passo estratégico que visa assegurar ganhos de eficiência, flexibilidade e agilidade decisória”. O governante referiu que o executivo pretende “promover a requalificação e modernização de todos os sistemas de transporte terrestre, com o objectivo claro de garantir uma melhor mobilidade aos nossos residentes e visitantes”, sendo que “este compromisso assenta em dois documentos estratégicos fundamentais: o Plano Integrado Estratégico de Transportes da Região Autónoma da Madeira e o Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável”.