
Foi no decorrer do debate sobre o estado da Nação, que hoje teve lugar na Assembleia da República, que a deputada socialista madeirense confrontou o Governo de Luís Montenegro com o que entende ser uma discriminação da Região no que respeita às verbas do Fundo de Coesão para cobrir os prejuízos dos incêndios.
Sofia Canha aludiu aos 500 milhões de euros que a União Europeia atribuiu Portugal, para fazer face aos estragos dos incêndios do ano passado, mas lamentou que, para a Madeira, tenha vindo "zero". "Onde está a solidariedade do Estado para com a Região? A Madeira também é Portugal e também foi palco de incêndios", disse, lembrando os fogos de grandes dimensões de Agosto último, que consumiram mais de 5.100 hectares de área agrícola e florestal protegida e causaram a destruição de equipamentos, colheitas e construções, assim como a morte de animais.
A socialista lamentou que a postura do Executivo PSD/CDS contraste com a do Governo do PS de António Costa, o qual, em 2016, criou, prontamente, um apoio extraordinário à habitação a todas as famílias afectadas pelo incêndio.