
Os partidos políticos já sabem o valor mínimo de subvenções que vão receber do Estado anualmente, com base nos votos e deputados que conseguiram nas eleições de domingo. Segundo as contas do "Público", feitas a partir de dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, serão distribuídos cerca de 20 milhões de euros por ano, havendo uma transferência quase direta, face às últimas legislativas, entre PS e Chega.
Cada voto equivale a 3,483 euros anuais, aos quais acresce um valor extra fixo de 2116 euros anuais por cada deputado eleito. Desta forma, o Partido Socialista (PS) é o que mais perde em termos absolutos: vai receber menos 900 mil euros do que no ano anterior, resultado dos menos 350 mil votos averbados, com a subvenção anual a descer para os 4,85 milhões de euros. Já o Chega, que arrecadou mais 236 mil votos do que em 2024, terá direito a receber quase mais 1 milhão de euros - passa a encaixar 4,68 milhões por ano. A Aliança Democrática (AD), que saiu vencedora destas eleições, lidera no valor global, com 6,8 milhões de euros anuais, a que se somam 190 mil euros pela eleição dos deputados.
Os partidos mais pequenos também sofrem mudanças nos valores, na proporção dos votos. Destaque para o Bloco de Esquerda (BE), que perde mais de metade da subvenção: passa de 930 mil para 415 mil euros por ano. A Iniciativa Liberal (IL) obteve mais 18 mil votos do que no ano
passado e vai receber 1,15 milhões, enquanto o Livre deverá receber 873 mil euros. A Coligação Democrática Unitária (CDU), com menos 21 mil votos e um deputado, desce para os 630 mil.
Para obter a subvenção é preciso ultrapassar a fasquia dos 50 mil votos. A Alternativa Democrática Nacional (ADN) não conseguiu eleger nenhum deputado, mas como teve quase 79 mil votos vai receber 275 mil euros por ano. O Juntos pelo Povo (JPP) está na situação inversa: teve apenas 20 mil votos mas conseguiu eleger um deputado, e por isso vai ter direito a receber 70 mil euros. Falta ainda conhecer os votos da emigração, que podem fazer crescer um pouco estes valores.