Depois de ter encerrado o ano de 2024 como a marca que mais “recall” realizou nos EUA, a Tesla não começou 2025 da melhor maneira, já que acaba “chamar às oficinas” na China mais de 1,2 milhões de modelos.

Um dos “recall” realizados envolve 871.087 veículos Model 3 e Model Y construídos e vendidos na China, e que foram produzidos entre 3 de janeiro de 2022 a 23 de setembro de 2023 e que estão equipados com um sistema de direção hidráulica eletrónica que segundo Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China, pode provocar mau funcionamento da direção.

A boa noticia é que este problema, com muitos outros anteriores nos EUA, pode ser resolvido com uma simples atualização de software.

Já o segundo “recall” na China envolve 335.716 veículos e está relacionado com um erro da câmara de marcha-atrás. Trata-se do mesmo problema que afetou recentemente quase 240.000 modelos da Tesla nos EUA.

O problema afeta os modelos Model S e o Model X importados, bem como o Model 3 e o Model Y produzidos na China entre 16 de julho de 2023 e 14 de dezembro de 2024.

A marca de Elon Musk revelou que o problema é uma falha na placa do computador dos seus modelos que provoca o mau funcionamento da câmara de marcha-atrás, e que o erro pode ser resolvido na sua maioria por uma atualização de software. No entanto, alguns modelos vão necessitar de ir aos centros de serviço da Tesla para uma intervenção especializada.