
A Uber vai investir $ 300 milhões, mais de €258 milhões, na fabricante norte-americana de veículos elétricos, Lucid Motors, para o desenvolvimento de um robotáxi. Oobjetivo é lançar mais de 20 mil robotáxis nos próximos seis anos, à medida que a procura por veículos autónomos aumenta.
A parceria entre a Uber e a Lucid envolve ainda a startup de tecnologia de condução autônoma Nuro, que vai desenvolver a tecnologia que vai equipar os de veículos da Lucid. As três empresas pretendem lançar o primeiro veículo ainda em 2026, numa grande cidade dos EUA, sendo que os veículos autónomos serão propriedade da Uber.
AUber pretende desta forma ganhar espaço nas viagens partilhadas em automóveis sem condutor, depois da Tesla ter lançado o seu robotáxi em Austin no final do mês de junho, e a Waymo, ter anunciado que já conta com 1500 veículos autónomos em serviço.
Este investimento da Uber na Lucid é visto como a oportunidade da Lucid para competir num mercado “completamente novo” no qual ela ainda não conseguiu entrar. Além disso, “valida a plataforma altamente capaz da Lucid como ideal para veículos autónomos“, Marc Winterhoff, CEO interino da Lucid em entrevista à CNBC.