Na cidade de Uji, em Quioto, uma antiga fábrica foi reformada e transformada num local de culto para fãs dos vídeosjogos. A Nintendo inaugurou esta quarta-feira um museu, o primeiro dedicado a contar a história da empresa japonesa.
Desde os primórdios da Nintendo, fundada em 1889, quando produzia cartas de baralho chamadas “hanafuda”, até ao mais recente Nintendo Switch, passando pelo sucesso mundial de franquias como “Super Mario” e “Pokémon”, o museu é uma viagem de nostalgia.
O espaço, que nasce numa fábrica que era utilizada pela Nintendo para o reparo de consolas, é dividido em três edifícios principais, com exposições, oficinas e, claro, muitos jogos.
“Os visitantes podem aprender sobre o comprometimento da Nintendo com uma produção que dá importância ao jogo e à originalidade”, exclama Shigeru Miyamoto, criador de “Super Mario”.
Entradas esgotadas
Os bilhetes, que custam 3.300 inenes (cerca de 20 euros) para os adultos, já estão esgotados para os meses de outubro de novembro.
A Nintendo também construiu uma área chamada “Super Nintendo World” no “Universal Studios” em Osaka, no Japão, e um espaço semelhante deve ser inaugurado, em 2025, no parque de diversões em Orlando, nos Estados Unidos.