
O Beast - Festival Internacional de Cinema, que se realiza no Porto de 6 a 8 de junho, apresenta-se nesta 8.ª edição com "múltiplas colaborações" e a missão de permitir o acesso gratuito a estudantes da cidade.
Em comunicado, a organização revela a programação de duas das suas secções - Expanded e Eastern European Film Festival Network -, e adianta que terá um formato "cápsula", numa edição descrita como "de transição". E reforça "um dos seus principais pilares enquanto missão: garantir o acesso gratuito a estudantes da cidade".
Na secção Expanded, a organização propõe "um espaço de abertura e aprendizagem, com propostas curatoriaisque trazem novas visões e expandem os horizontes do festival". A secção inclui os programas "Local Time Only", com curadoria da realizadora romena Simona Constantin, e "Lost in Transition - Romanian Shorts from the Nineties", com curadoria de Oana Ghera, diretora artística e programadora do Bucharest International Experimental Film Festival (BIEFF), com contributo de Andrei Rus, professor de História do Cinema e Estudos Cinematográficos na Universidade Nacional de Teatro e Cinema (UNACT).
Documentários, curtas-metragens e workshops
Em "Local Time Only", o programa "explora as práticas de construção da memória, analisando histórias de indivíduos que se relacionam e contribuem para a sociedade, mantendo-se fiéis ao seu próprio passado". Neste programa, os filmes a serem exibidos, todos de caráter documental, são produções da Sérvia, Eslovénia e Roménia: "Marija+ Toma" (2021), de Alesandra Tatice Eluned Zoe Aiano, "Songs of Youth" (2017), de Andreea Udrea e Elle Hesnan, e "In the Light of Memory" (2010), de Alyssa Grossman.
Soma-se um 'workshop' dirigido a maiores de 14 anos que visa "oferecer aos participantes a oportunidade de aprofundar as questões exploradas na sessão de cinema e de desenvolver práticas criativas em diálogo com a abordagem da curadora". A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e limitada à lotação disponível.
O programa "Lost in Transition - Romanian Shorts from the Nineties" terá uma seleção de curtas-metragens romenas produzidas nos anos 90, que fazem parte de um catálogo mais vasto de filmes de estudantes da Universidade Nacional de Teatro e Cinema (UNATC), em Bucareste.
A organização do Beast avança que os curadores apresentarão um programa que explora temas como a crítica ao capitalismo emergente, a crise de identidade e a liberdade recém-conquistada, oferecendo um retrato multifacetado do turbulento período de transição que se seguiu à queda do regime ditatorial de Nicolae Ceaușescu.
"Fazendo uso da sua recém-descoberta liberdade de expressão, os autores por detrás destas sete obras enfrentam corajosamente assuntos tabu e rompem com as narrativas convencionais", a crescenta.
Estão já agendados nesta secção filmes de Radu Muntean, Teodor Oprea, Andreea Paduraru, Viorel Timaru, Florin Iepan, Tudor Giurgiu e Bogdan-Cristian Dragan.
Dar voz à comunidade cigana
Quanto à secção Eastern European Film Festival Network, que está de regresso, será apresentado AMARO KINO - A Traveling Program of Recent Roma Short Films, um programa criado em parceria com o European Roma Institute for Arts and Culture (ERIAC), que circulará por todos os festivais que fazem parte da rede de festivais de Cinema da Europa Central e de Leste.
Oprograma reúne curtas-metragens dos últimos três anos, nas quais são retratadas histórias, vozes e experiências da comunidade cigana. As obras foram criadas por cineastas da comunidade cigana e por artistas que trabalham em estreita colaboração com as comunidades.
O festival Beast vai decorrer no Batalha Centro de Cinema, no Cinema Trindade, no Passos Manuel, na OKNa e na Reitoria da Universidade do Porto. A partir deste ano, passa a realizar-se sempre no primeiro semestre.