As vendas de automóveis eletrificado na China, que engloba modelos 100% elétricos e híbridos, aumentou 40,7% em 2024, em termos homólogos, segundo dados publicados esta quinta-feira pela Federação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CPCA)

Segundo os dados revelados pela CPCA, cerca de 11 milhões de modelos híbridos ou elétricos foram vendidos no mercado chinês no ano passado. Estes modelos representam 47% dos quase 23 milhões de veículos vendidos na China em 2024.

O mercado chinês de veículos elétricos e híbridos tem crescido a passos largos nos últimos anos, beneficiando dos generosos subsídios do governo de Pequim.

O fabricante chinês de veículos elétricos líder, a BYD, domina quase 40% do mercado, com 4.272.145 de veículos vendidos em 2024, segundo dados publicados na semana passada pela empresa.

Mas a situação é menos positiva no mercado internacional, onde as medidas protecionistas aumentaram nos últimos meses, incluindo na Europa, que aumentou as taxas alfandegárias sobre as importações de veículos chineses.

O gigante BYD realizou apenas 12% das suas vendas no mercado externo em dezembro, de acordo com dados da empresa. Esta situação poderá agravar-se com a entrada em funções, no final de janeiro, do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu aumentar as taxas sobre as importações chinesas.