Está criado um novo clube desportivo na Madeira. Trata-se do Clube Desportivo Académica da Madeira, que tem como presidente Vítor Duarte Vasconcelos, que tomou posse recentemente. Este surge surge da vontade de vários estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira, apoiados pela Académica da Madeira.

O objectivo, de acordo com o dirigente, é "promover e desenvolver o desporto universitário e federado na nossa Região, criando oportunidades reais para os estudantes que procuram conciliar a sua vida académica com a prática desportiva regular".

A verdade é que, ao longo dos anos, a Académica da Madeira já se tem vindo a afirmar tanto a nível regional, como nacional e internacional. Na Madeira, integrou vários campeonatos regulares no passado, como nas modalidades de futebol e de voleibol, continuando a promover o basquetebol, o futsal e o padel. A nível nacional, é presença regular nos Campeonatos Universitários organizados pela Federação Académica do Desporto Universitário. Internacionalmente, a estrutura acolheu eventos de grande escala, como o Europeu Universitário de Ténis de Mesa e o Simpósio da European University Sports Association.

Na cerimónia de tomada de posse, o director regional do Desporto, David Gomes, em representação do presidente do Governo Regional, destacou a importância que a Universidade da Madeira tem no cenário do desporto regional, felicitando os dirigentes do clube pela criação de uma estrutura desportiva organizada, muito desejada ao longo dos anos. O Reitor da UMa, Sílvio Fernandes, reforçou o papel que a universidade tem desempenhado com os vários cursos ligados ao desporto, além da presença de vários estudantes nas competições de diversas modalidades.

São 18 os elementos que fazem parte dos novos órgãos sociais, compostos por estudantes e antigos estudantes de várias universidades portuguesas. Este não se destina apenas à Universidade da Madeira e está aberto à comunidade de atletas regionais e nacionais, mesmo sem ligação académica.

Pedro Miguel Freitas, licenciado pela UMa em Educação Física e Desporto e finalista no mestrado em ensino pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, assumiu o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral. O presidente da Mesa destacou que “a vida de um clube desportivo se constrói todos os dias, com empenho, dedicação e união entre todos os que dele fazem parte”. Entende que é “esse espírito colectivo” que o motiva a assumir a missão, com a convicção de que, “em conjunto, será possível continuar a afirmar e a valorizar o nome da Académica, dos estudantes universitários e de todos aqueles que, independentemente da instituição de origem, defendem um projecto desportivo sólido, inclusivo e responsável”.

Nos órgãos sociais constam atletas de renome nacional e internacional, como os estudantes da UMa Nuno Pereira, do atletismo, e António Ribeiro, da canoagem. O campeão nacional universitário Nuno Pereira é vice-presidente da direcção do clube. Nos próximos dias, o estudante-atleta, que representa o Sporting Clube de Portugal no atletismo, participa nos Jogos Mundiais Universitários.

Na próxima época desportiva, o clube ingressa na competição regional de futsal, estando inscrito na Associação de Futebol da Madeira para integrar o campeonato regional da modalidade.