A presidente da Comissão Europeia anunciou esta sexta-feira um encontro, no domingo, com o presidente norte-americano, Donald Trump, para discutir as tarifas de 30% aplicadas por Washington às importações europeias.

"Na sequência de uma boa conversa telefónica com o Presidente dos Estados Unidos, concordámos em reunir-nos no domingo, na Escócia, para discutir as relações comerciais transatlânticas e como mantê-las fortes", escreveu Ursula von der Leyen na rede social X.

Trump afirmou que a probabilidade de os Estados Unidos chegarem a um acordo comercial com a União Europeia era de "50-50", à medida que se aproximava o prazo de 1 de agosto.

As tensões comerciais entre Bruxelas e Washington intensificaram-se com os anúncios de Trump de imposição de taxas à União Europeia, que começaram por ser de 25% para o aço, o alumínio e os automóveis europeus e depois se tornaram também em tarifas recíprocas ao bloco comunitário, fixadas em 30% após um período de negociações.

O porta-voz do executivo comunitário para o Comércio, Olof Gil, confirmou na quinta-feira que a Comissão Europeia vai adotar uma lista de 93 mil milhões de euros com contramedidas a aplicar pela União Europeia aos Estados Unidos a partir de 7 de agosto, caso não haja acordo até lá.

Bruxelas prefere uma solução negociada com Washington, tendo já proposto tarifas zero para bens industriais nas trocas comerciais entre ambos os blocos.

A Comissão Europeia detém a competência da política comercial da União Europeia.


Com LUSA