A VW está a comemorar meio século sobre o lançamento do pequeno Polo, modelo com mais de 20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Para dar início ao ano de celebração do 50.º aniversário, a VW vai apresentar um duo da primeira geração no Bremen Classic Motorshow, certame que terá lugar de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, um Polo L de 1975 e outro de competição de 1977 utilizado em subidas de montanha.

A primeira geração do Polo que vai estar em exposição, representa o início da história do pequeno modelo de Wolfsburg. Pequeno, funcional e com um design simplificado, o modelo surge em cor Azul Oceânico e mostra como foi estabelecida a base para a história de sucesso do Polo, que na altura tinha apenas 3,50 metros de comprimento, e estava equipado com um motor de 895 cm3 de 40 cv, bem longe dos 95 cv dados pelo bloco turbo de 1.0 litro que dá atual entrada à gama.

Ao lado da versão original de 1975, vai estar uma versão destinada à competição, utilizado em subidas de montanha de 1977 que demonstra de forma impressionante o DNA desportivo do modelo.

Esta versão desportiva do Polo apresenta uma imagem mais larga e rebaixada, e foi utilizado como modelo de competição durante cerca de 20 anos. Após cerca de dois anos de restauro, a unidade recondicionada voltou a competir pela primeira vez em 2022, na subida de montanha de Osnabrück, como parte da International Hill Climb Cup.

O modelo único, baseado num Polo I em Verde Bali, com uma cilindrada de 1.300 cm3, impressionou com uma potência de 110 cv e uma velocidade máxima de cerca de 150 km/h. Estava também equipado com uma relação de transmissão mais curta e uma ‘role cage’ de segurança para capotamento, relevante para o uso em competição.