O WhatsApp lançou uma nova funcionalidade que adiciona um terceiro visto azul às mensagens enviadas. Esta atualização tem como objetivo proporcionar maior transparência aos utilizadores sobre o estado de leitura das mensagens.

Até agora, os utilizadores tinham dois símbolos que indicavam o estado das mensagens: um visto, para quando a mensagem era enviada, e dois, para quando era lida.

Com a nova atualização, o terceiro visto azul vai indicar se a mensagem foi reencaminhada e lida por outra pessoa, para além do destinatário original. O objetivo é reforçar a privacidade das mensagens entre duas pessoas.

Como funciona o sistema de ‘vistos’ no Whatsapp?

  • Um visto: A mensagem foi enviada com sucesso.
  • Dois vistos: A mensagem foi entregue ao destinatário.
  • Dois vistos azuis: A mensagem foi lida pelo destinatário (desde que os recibos de leitura estejam ativados).
  • Três Vistos azuis: A mensagem foi lida por alguém além do destinatário original.

Como ativar esta funcionalidade?

A funcionalidade do terceiro visto azul é uma adição gradual à plataforma, o que significa que pode não estar disponível para todos os utilizadores de imediato.

  • 1- Atualizar o WhatsApp para a versão mais recente disponível;
  • 2- Aceder às definições da aplicação: abirir os três pontos no canto superior direito;
  • 3- Selecionar "Definições" e depois "Privacidade";
  • 4- Procurar a opção "Recibo de leitura avançado" e ativá-la (caso já esteja disponível).

A funcionalidade será aplicada tanto em conversas individuais como em grupos. Nos grupos, o terceiro visto azul aparecerá apenas quando todos os membros tiverem lido a mensagem.

Tal como acontece com os vistos azuis já existentes, os utilizadores poderão gerir esta funcionalidade nas definições de privacidade da aplicação, permitindo ativá-la ou desativá-la conforme desejarem.

Esta atualização faz parte dos esforços contínuos do WhatsApp para melhorar a experiência do utilizador, oferecendo mais controlo sobre as interações na plataforma.

Nos últimos anos, a cibersegurança tornou-se uma prioridade para a plataforma da Meta, resultando em diversas mudanças para proteger a privacidade dos utilizadores.