
Nani marcou presença, esta quarta-feira, na cerimónia de abertura da Ibercup, no Estádio da Luz, onde falou aos jornalistas sobre os mais diversos assuntos. O antigo internacional português analisou a situação de Gyökeres no Sporting, deu a sua opinião sobre Roberto Martínez na Seleção Nacional e ainda teve tempo para perspetivar uma eventual chegada de José Mourinho à equipa das quinas, algo que veria com bons olhos.
Como tem acompanhado a novela do Gyökeres no Sporting? "Para ser sincero, ouço alguns 'zunzuns', mas não tenho estado muito focado nisso. Estive de férias e estou mais focado na minha academia...".
Enquanto ex-jogador, como vê a possibilidade de ele poder nem se apresentar na pré-época? "É normal. É um jogador fantástico, que fez muito e que tem muitos clubes interessados. Sabe que a cobiça é muita. É normal esse comportamento se sente que a próxima época está a começar e sabe que não tem a vida resolvida. Começa a criar aquela ansiedade. Mas tenho a certeza que, ficando no Sporting ou não, vai estar satisfeito, bem como o Sporting. Acredito que se vai apresentar ao trabalho. É profissional. Mas se não o fizer...".
Como acompanhou tudo o que tem acontecido com Cristiano Ronaldo, bem como a situação de Roberto Martínez na Seleção? "Acompanhei a Seleção, os resultados. Foi o mais importante, queremos sempre que o nosso país ganhe, independentemente de alguns não gostarem do treinador ou de alguns jogadores. O mais importante é termos vencido [a Liga das Nações], estamos de parabéns. Temos excelentes jogadores, uma excelente equipa, e estamos cada vez mais fortes e a crescer no mundo do futebol. O jogador português está a ganhar cada vez mais o seu espaço, a ganhar respeito mundialmente. Todas as equipas sabem o talento que Portugal tem. O treinador vai ser sempre bom porque os jogadores vão ganhar...".
Roberto Martínez é o selecionador indicado? "Gosto muito do treinador que lá está [Roberto Martínez], é uma excelente pessoa. Tem feito um excelente trabalho. Mas é como digo. São preferências. Há uns que têm visão diferente. Mas é um treinador humilde, com boa relação com os jogadores. Se calhar não satisfaz todos os adeptos, mas eu gosto".
Análise à época de Vitinha... Se ganhar o Mundial de Clubes, pode mesmo conquistar a Bola de Ouro? "O Vitinha é craque... Não é nenhum favor. Tudo o que tem demonstrado no futebol... A energia, a visão de jogo, com tudo o que tem conquistado no PSG, e até pela Seleção, já mostrou que todas as nomeações são justas. Agora é dar seguimento ao trabalho e aí entrará no lote dos melhores do mundo, onde já está. Mas ganhar o prémio é sempre mais difícil...".
Cristiano Ronaldo... "É uma máquina, já todos sabíamos disso. Com tudo o que estava a fazer no futebol e tendo em conta o patamar onde chegou, é diferenciado. Incomparável. Sempre que tiver condições para o fazer, é justo continuar. E no dia em que parar, vai ser diferente. Às vezes não temos noção, mas criticamos muito o Ronaldo e o Messi, mas quando o futebol acabar para eles os dois vai sentir-se logo a diferença. Vai ser totalmente diferente. Temos de aproveitar, tê-los em campo para podermos falar, comentar...".
Qualquer dia está a jogar com o Cristianinho... "Acho que merece, isso era bom. Devia acontecer. Tudo o que o Cristiano fez pelo futebol, por todas as pessoas que estiveram a seu lado e que ele levantou, merecia isso. O futebol não é fácil, exige muito do psicológico. E ele continua ali. É de louvar".
Está a contar vê-lo no próximo Mundial? "Eu estou a contar. Ele não disse que não...".
Acha que ainda vamos ver Mourinho na Seleção? "Sim, acho que sim. Acho que também seria justo. Se existe treinador que tem de passar pela Seleção é o José Mourinho. Por tudo o que deu ao futebol português... Muito carismático, é espetacular. Às vezes tem uma postura mais séria, que talvez pareça um pouco arrogante. Mas, na verdade, tem um lado muito bom. Valorizo-o muito. Para chegarmos onde chegámos, temos de ser campeões. E para isso não podemos ser pessoas fáceis. E as pessoas cá fora não entendem isso. Queremos que sejamos bonzinhos, mas se formos bonzinhos não chegamos a lado nenhum. Acho que Mourinho devia ter uma oportunidade quando o tempo certo chegar".
Vamos ver ainda Ronaldo e Mourinho juntos na Seleção? "Isso agora já não sei...".
Sporting conseguirá ser tão competitivo como tem sido caso perca o Gyökeres? "Com certeza. Se o Gyökeres sair é porque já estava planeado, os responsáveis já devem ter tudo preparado para o substituir. O Sporting era uma equipa muito forte com ele, sem dúvida, mas tem grandes jogadores. O bom do Sporting é a equipa. Tem jogadores com muita qualidade, claro que saíndo dois ou três já faz diferença. Mas acredito que será mais um ano positivo, um ano em que vamos praticar bom futebol e ganhar outra vez".
80 milhões é um preço justo por Gyökeres? "É muito dinheiro... Mas eu não sou o presidente do Sporting, não fui eu que investi. Que ele é um grande jogador e que vale o dinheiro que derem... Será sempre justo".
Varandas vai manter a palavra de não o vender por 60+10? "Eu quero é que seja um bom negócio para o Sporting e que sejamos todos felizes".