A temporada de Fórmula 1 de 2024 marcou um ponto de viragem para a Red Bull Racing, uma vez que a equipa enfrentou desafios sem precedentes tanto na pista como fora dela. Um escândalo de sexting envolvendo o diretor da equipa, Christian Horner, definiu o tom para um ano tumultuoso, e embora Horner tenha mantido a sua posição, a dominância da Red Bull sofreu um golpe. A equipa não conseguiu defender o seu título de construtores, sofreu perdas significativas de pessoal e preparou-se para uma grande evolução rumo a 2025 e além.

Fim de uma Era: Adrian Newey e Jonathan Wheatley Partem

Duass figuras pivotais na história da Red Bull—o mestre do design Adrian Newey e o diretor desportivo Jonathan Wheatley—anunciaram as suas saídas em 2024. Newey mudou o foco para o projeto de hipercarro da Red Bull, o RB17, deixando completamente a F1 após o Grande Prémio de Miami. Wheatley, por sua vez, confirmou que se juntaria à Audi como diretor da equipa após a final da temporada em Abu Dhabi.

A saída destes pilares marca o fim de uma era para a Red Bull. Newey, em particular, foi instrumental no design de carros vencedores de campeonatos para Sebastian Vettel e Max Verstappen, cimentando o lugar da Red Bull como uma potência na Fórmula 1.

A Confiança de Horner em Tempos de Mudança

Apesar das perdas, Horner continua otimista em relação ao futuro da Red Bull. Falando à Motorsport.com, minimizou o impacto das saídas de Newey e Wheatley, enquadrando-as como oportunidades para crescimento interno em vez de sinais de declínio.

“Só há dois a ir, e obviamente, o Adrian saiu em Miami, por isso não o vimos. Ele tem estado a trabalhar no RB17 desde então, por isso não tem estado a trabalhar em nenhum projeto de F1,” disse Horner.

“O espetáculo continua. Temos a força e a profundidade que precisamos, e 2026—com a nossa própria unidade de potência—é de longe o maior desafio e o projeto mais ambicioso que esta equipa alguma vez assumiu.”

Horner enfatizou que a evolução da equipa foi planeada com bastante antecedência e que promoções chave dentro da organização garantiriam continuidade.

Gianpiero Lambiase Avança

Uma mudança significativa é a promoção de Gianpiero Lambiase, o engenheiro de corrida de confiança de Verstappen, a chefe de corrida. Apesar das suas responsabilidades alargadas, Lambiase continuará a trabalhar de perto com Verstappen, garantindo estabilidade na relação piloto-engenheiro.

“Ele continuará a trabalhar diretamente com o Max. É apenas uma progressão natural na pista com esse pessoal,” explicou Horner. “É ótimo porque lhes dá uma oportunidade, e às vezes uma organização, se permanecer estagnada, falha em progredir.”

Nova Formação de Pilotos para 2025

A Red Bull também contará com uma nova linha de pilotos em 2025. Liam Lawson, promovido após uma passagem promissora pela equipa irmã da Red Bull, Racing Bulls, irá substituir Sergio Pérez. Pérez teve dificuldades em acompanhar o ritmo de Verstappen em 2024, levando a Red Bull a fazer a mudança. Lawson traz resiliência mental e talento bruto, que a Red Bull espera que complementem a dominância de Verstappen.

O Caminho à Frente

A temporada de 2025 representa uma fase de transição para a Red Bull enquanto se prepara para as profundas mudanças regulamentares em 2026. Com uma nova linha de pilotos, uma equipa de liderança reestruturada e o ambicioso desafio de desenvolver a sua própria unidade de potência, a Red Bull enfrenta um período decisivo.

Embora a saída de figuras icónicas como Newey e Wheatley crie incerteza, a confiança de Horner na profundidade e adaptabilidade da Red Bull sugere que a equipa está pronta para enfrentar a tempestade. A questão agora é saber se as mudanças irão levar a Red Bull de volta ao topo — ou marcar o início de um novo capítulo onde a competição se aproxima.

Enquanto a grelha da F1 se prepara para a temporada final sob as atuais regulamentações, todos os olhares estarão voltados para a Red Bull para ver como navegam este momento crucial na sua história cheia de conquistas.