A novela terá chegado ao fim. Sporting e Arsenal têm um acordo verbal por Viktor Gyökeres, após semanas de avanços e recuos numa negociação que chegou a ser ameaçada pelo interesse do Manchester United.

A informação é de Fabrizio Romano, jornalista especializado no mercado do futebol, que avança que há acordo verbal entre o jogador, o Sporting e o Arsenal.

Mas a SIC sabe que apesar dos dois clubes terem chegado a um entendimento, ainda não chegou nenhuma proposta formal dos 'gunners' a Alvalade.

De recordar que o Sporting tinha aceitado uma proposta do Arsenal de 63,5 milhões de euros, acrescidos de 10 milhões em bónus.

O agente do jogador, Hasan Cetinkaya, chegou mesmo a abdicar da comissão a que teria direito, cerca de 7 milhões de euros, mas o negócio esteve bloqueado devido às variáveis associadas aos objetivos, que os 'leões' pretendiam que fossem realistas e de fácil concretização.

Marcou 97 golos no Sporting

É, ao que tudo indica, o fim de uma relação de dois anos, marcada por títulos, recordes e muitos golos. O internacional sueco despede-se do clube com quase uma centena de tentos (97), um bicampeonato e uma Taça de Portugal. Em 2024, ninguém no mundo marcou mais golos do que ele.

Gyökeres estará para sempre entre os maiores futebolistas que já pisaram em Alvalade, apesar do desgaste que a negociação com o Arsenal pode ter causado. Além do notável retorno futebolístico, o goleador deixa ao clube um grande encaixe financeiro.

Recorde-se que Viktor foi contratado por 24 milhões de euros ao Coventry City - a contratação mais cara de sempre do Sporting - após brilhar na segunda divisão inglesa. Agora, regressa à terra da rainha por uma transferência que pode ultrapassar os 70ME.


O romance com os adeptos parecia eterno, mas em maio do ano passado o fim desta história já era tema. Após uma época de estreia arrasadora, Gyökeres disse que não se importava de ficar mais um ano - e ficou mesmo, para brilhar no papel principal do bicampeonato leonino.

No entanto, os festejos no Marquês - com o mic drop de Pedro Gonçalves - pareciam dissipar quaisquer dúvidas. Este seria um dos capítulos finais de Gyökeres a vestir de verde e branco. Faltava saber o destino.

Posições extremaram-se e Gyökeres não apareceu

Quando o Arsenal bateu à porta, e ainda antes de o mercado arrancar, já a novela tinha começado. O Sporting admitia vender o avançado por um valor abaixo da cláusula fixada nos 100 milhões de euros. Mas nenhuma novela vive sem vilão e o papel parecia estar entregue ao empresário, pelo menos tendo em conta as palavras de Frederico Varandas.

Nos bastidores, o protagonista mantinha o silêncio, mas nas redes sociais deixava a promessa de falar "na altura certa". Prosseguiam as negociações, mas de um lado e do outro as posições extremavam-se.

O dia da partida para o estágio no Algarve era a última chamada para Gyökeres se apresentar aos trabalhos. À chantagem do avançado, que não apareceu, o Sporting respondeu com a ameaça de um processo disciplinar por incumprimento contratual.

Dias depois, o empresário abdicou da comissão e o enredo parecia encaminhar-se para um desfecho: o Arsenal pagava 63 milhões e meio de euros fixos mais 10 milhões em variáveis. Mas os dois clubes tardavam a chegar a um acordo sobre três milhões desses bónus - o que terá sido agora resolvido.

Estreia pode ser contra o… United

SIC Notícias

Durante esse período de indefinição, uma proposta do Manchester United, de Ruben Amorim, fez tremer as ambições do Arsenal. Ainda assim, a vontade do jogador sempre foi clara - Gyökeres só queria os gunners - e terá sido fator determinante no rumo das negociações.

Em Londres, o goleador tem à espera um contrato de cinco anos. A estreia oficial pelo novo clube pode ser justamente contra o Manchester United, em Old Trafford, a 17 agosto, na primeira jornada da Premier League.