Adrien Fourmaux preparou o cenário para um novo capítulo audacioso na sua carreira no Campeonato Mundial de Ralis (WRC), afirmando que começará a temporada de 2025 com o mesmo estatuto que a dupla de peso da Hyundai, os campeões mundiais em título Thierry Neuville e Ott Tänak. A mudança do francês para a Hyundai, vindo da M-Sport, significa não apenas um avanço em termos de maquinaria, mas um compromisso em lutar por vitórias e títulos nas suas próprias condições.


“A Alinhamento Histórico de Três Condutores da Hyundai”

Pela primeira vez na sua história no WRC, a Hyundai irá alinhar três condutores a tempo inteiro na sua equipa, rompendo com a sua política tradicional de rotatividade de condutores. Embora a equipa tenha experimentado estratégias com múltiplos condutores no passado—mais notavelmente em 2016 e durante as campanhas de campeonato de fabricantes de 2019 e 2020—2025 marca uma mudança significativa na abordagem.

O diretor da equipa, Cyril Abiteboul, aludiu a esta evolução em 2024, enfatizando um papel de apoio para condutores a tempo parcial como Esapekka Lappi. No entanto, Fourmaux deixou claro que a paridade com Neuville e Tänak era uma parte não negociável do seu contrato com a Hyundai.

“Essa foi uma das condições que pedi à Hyundai,” revelou Fourmaux. “Dar-me a oportunidade de ser igual a eles dois. No início do ano, não há razão para ter uma estratégia—todos devem começar da mesma forma.”


“De M-Sport para Hyundai: A Busca por Glória de Fourmaux”

Após uma temporada com a M-Sport que viu Fourmaux a entregar consistentemente bons resultados, o francês está ansioso por um carro que possa corresponder às suas ambições. Ele espera que o pacote competitivo da Hyundai lhe dê uma verdadeira oportunidade de lutar por vitórias em ralis e, em última instância, por um campeonato.

“O meu objetivo é apenas fazer o meu trabalho como este ano, desfrutar da condução e marcar bons pontos para o campeonato de pilotos,” disse Fourmaux. “Isto também trará bons pontos para o fabricante. É o mesmo objetivo deste ano, mas com uma melhor oportunidade.”


“A Estratégia da Hyundai: A Questão do Quarto Carro”

Enquanto a Hyundai confirmou oficialmente Neuville, Tänak e Fourmaux como os seus pilotos principais, a equipa deu a entender a possibilidade de um quarto carro para eventos selecionados em 2025. Isso poderia permitir à equipa tirar proveito da dinâmica da ordem de estrada, particularmente numa temporada onde se espera que Sébastien Ogier da Toyota tenha um calendário a tempo parcial.

No entanto, Fourmaux descartou a ideia de que a sua posição na equipa pudesse ser comprometida por tal estratégia. “Não vejo porque é que me deveriam remover para marcar pontos,” disse ele com confiança. “No final deste ano, marquei mais pontos do que os seus terceiros pilotos. Talvez possam perguntar ao Ott! Ou ao Thierry? Depende de onde estás.”


“Uma Nova Era para a Hyundai e WRC”

A mudança de Fourmaux para a Hyundai sinaliza uma alteração no panorama do WRC. Ao comprometer-se com três pilotos em tempo integral, a Hyundai está a mirar diretamente os campeonatos de construtores e de pilotos com um nível de consistência e potência sem precedentes. Para Fourmaux, a temporada de 2025 representa o culminar de anos de trabalho árduo e uma oportunidade para se afirmar entre os melhores do desporto.

À medida que o grid do WRC se prepara para a campanha de 2025, a abordagem de igualdade de oportunidades da Hyundai com Neuville, Tänak e Fourmaux promete uma emocionante batalha pela supremacia. Com a Toyota a manter a sua vantagem estratégica através das aparições em tempo parcial de Ogier e a Hyundai a explorar novas opções táticas, a próxima temporada poderá redefinir as dinâmicas competitivas do desporto.