A primeira eliminatória de qualificação para as fases finais da UEFA Europa League e da UEFA Conference League terminou sem grandes surpresas. Na segunda competição de clubes da UEFA, o Legia de Varsóvia venceu no Cazaquistão o Aktobe por 1-0 para garantir o bilhete para a próxima fase.

À semelhança da primeira mão (1-0), Rúben Vinagre não saiu do banco, de onde viu o golo da vitória marcado por Elitim aos 90+1'. Já o Shakhtar teve a vida bem mais tranquila, ao empatar 0-0 na Finlândia contra o Ilves. A turma ucraniana comandada por Arda Turan tinha o conforto de ter vencido por 6-0 em casa no primeiro jogo.

O confronto cabeça-de-cartaz da próxima eliminatória será protagonizado por Shakhtar e Besiktas, dos lusos João Mário, Rafa, Gedson Fernandes e dos antigos jogadores do Benfica Kokçu e Jurasek. Já o Légia vai medir forças com o Banik Ostrava, da República Checa.

Após ultrapassar o Spartak Trnava na 1.ª eliminatória, o Hacken da Suécia vai tentar ultrapassar o Anderlecht. Sorte semelhante teve o Sheriff, da Moldávia, que depois de sofrer para eliminar os kosovares do Prishtina calhou no caminho da fava Utrecht.

A 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa fica ainda marcada por um confronto entre o Midtylland (DInamarca) e o Hibernian (Escócia)

Os encontros da 2.ª pré-eliminatória estão marcados para 24 e 31 de julho.