
O português Afonso Gomes foi esta sexta-feira segundo classificado nos 3.000 metros do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), dando a Portugal o quarto pódio desta edição, a ser disputada em Skopje, capital da Macedónia do Norte.
Com recorde pessoal, de 8.24,87 minutos, Gomes foi batido apenas pelo sueco Sebastian Loerstad (8.03,47), batendo por muito pouco o terceiro, o dinamarquês Sebastien Groenkjaer, com 8.25,05.
Esta prata junta-se a três bronzes já arrecadados pela missão portuguesa presente em Skopje, dois pelo nadador Rodolfo Alecrim e um por Carolina Ventura, também no atletismo.
Ainda no atletismo, Tiago Matos vai à final de salto em comprimento, no sábado, Madalena Sampaio foi sexta nos 100 metros barreiras e Ana Sofia Santos sétima nos cinco quilómetros marcha, a estafeta feminina medley (100, 200, 300 e 400 metros) também se apurou para a final, assim como Anamar Jorge no triplo salto.
No andebol, Portugal vai jogar com Espanha, no sábado, pelo quinto lugar, enquanto no judo Joana Moreira e Margarida Ferreira não passaram das eliminatórias, o mesmo se passando com Matilde Carvalho, Camila Marcelo e David Almeida, na natação, e Pedro Mendonça, no taekwondo, caindo Júlia Leal nos quartos de final em singulares, no ténis de mesa.