Depois de uma fase regular sólida (50-32), a vivência dos Los Angeles Lakers nos play-offs tem sido, no mínimo, atribulada. Após perder em Minnesota no quarto jogo da primeira ronda (113-116), a turma de JJ Reddick ficou em desvantagem por 1-3 na eliminatória e a precisar de vencer as próximas três partidas para seguir em frente.

No segundo jogo em Minnesota, Reddick, embalado por um terceiro quarto excelente (36-23) jogado pelo mesmo quinteto (Doncic, Austin Reaves, Finney-Smith, Lebron James e Hachimura), decidiu repetir a fórmula nos doze minutos finais. Desta forma, os Lakers tornaram-se na primeira equipa desde que a NBA regista dados individuais e coletivos (1995/1996) a apresentar os mesmos jogadores durante uma parte inteira.

O cansaço acumulado de Lebron James e Luka Doncic, que jogaram 46 minutos cada, refletiu-se numa prestação abaixo do normal no quarto quarto: enquanto o melhor marcador de sempre da NBA não somou qualquer ponto, o esloveno apenas acertou um de seis lançamentos tentados.

A decisão de JJ Redick de sobrecarregar os principais jogadores numa partida decisiva foi largamente criticada pela lenda dos Lakers Magic Johnson na rede social X. O antigo base campeão por cinco ocasiões em LA não poupou o treinador em estreia nos play-offs: «Não sei se é inteligente colocar em jogo o Lebron e o Luka durante a segunda parte inteira após ter apenas um dia de distância entre o terceiro e o quarto jogo.»

«Quando precisámos que o Lebron assumisse no quarto quarto ele não conseguiu. Os Lakers perderem este jogo depois de estarem em controlo na maioria da segunda parte é um soco no estômago», frisou Magic Johnson.

Após a terceira derrota frente aos Timberwolves, JJ Reddick defendeu a decisão tomada: «Não planeávamos fazer algo assim, mas decidimos no intervalo.. Eles entraram em campo e deram tudo.»

Los Angeles Lakers e Minnesota Timberwolves voltam a entrar em campo na madrugada portuguesa de quarta para quinta-feira, num jogo que pode ditar a eliminação de um dos principais favoritos à conquista da NBA.