O sérvio Novak Djokovic foi obrigado a desistir, por lesão, durante as meias-finais do Open da Austrália, entregando lugar na final ao alemão Alexander Zverev.

Djokovic já tinha demonstrado problemas físicos no encontro com Carlos Alcaraz e quinta-feira tinha cancelado o treino, apresentando-se para jogar com uma ligadura na coxa esquerda. Aguentou o primeiro parcial, que se arrastou por uma hora e 21 minutos, com o alemão a triunfar no 'tie break', por 6–7 (5–7), contra o sérvio.

Quando Djokovic, que venceu o torneio por 10 vezes, deu sinais de desistência e acabou por sair, ouviram-se assobios das bancadas no court Rod Laver, algo que o próprio Zverev condenou.

«Por favor, não assobiem um jogador que está lesionado. Sei que todos pagaram bilhete e queriam ver uma grande batalha mas têm de perceber que o Novak é alguém que deu ao desporto tudo da sua vida nos últimos 20 anos. Venceu este torneio com uma rutura abdominal, venceu este torneio com uma rutura na coxa. Se não consegue continuar num encontro de ténis é porque não pode mesmo, por favor, mostrem algum respeito e algum amor pelo Novak», pediu.

(atualizado às 8.18 horas)