O Benfica formalizou esta terça-feira, em notário, a escritura dos novos estatutos, aprovados em assembleia geral no passado dia 8 de março, culminando um longo processo de revisão.

O clube fez nota do momento, no qual participaram Rui Costa, presidente da Direção, Domingos Almeida Lima, vice-presidente, e José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral. A outorgação dos estatutos finaliza o processo na perspetiva das águias, embora ainda faltem procedimentos, a cargo já do notário, para a entrada em vigor.

«É um momento de orgulho para todos nós, para todos os benfiquistas. É o finalizar, de forma oficial, com a assinatura em notário, do processo de revisão dos estatutos, uma promessa eleitoral e que teve a maior participação da história do clube. E portanto devemos todos sentir-nos muito orgulhosos deste momento. Foi uma revisão que teve várias etapas, demorou o seu tempo, mas foi a mais participativa, a mais democrática e incluiu todo o Benfica, finalizada com uma votação larguíssima a aprovar estes estatutos», destacou Rui Costa, em declarações à BTV.

«São uns estatutos que preparam o Benfica para um futuro muito melhor, disso não tenho a menor dúvida. Essa foi a finalidade desta promessa eleitoral, faltando agora o último passo, que é as autoridades confirmarem aquilo que acabámos de assinar para entrarem em vigor. É um dia feliz para o Sport Lisboa e Benfica e para todos os sócios», resumiu o presidente da Direção.

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da AG, destacou que os procedimentos seguintes são «já encabeçados pelo notário, são registais e de publicitação», e resumiu também ele o dia: «O mais importante que aqui se fez hoje foi formalizar a vontade dos sócios do Sport Lisboa e Benfica.»

No seu site, o Benfica diz que «aguardará (...) a pronúncia das entidades públicas competentes, sem embargo de prestar toda a informação e esclarecimentos que lhe forem solicitados», depois de notícias de que o artigo 66 poderá violar o código das sociedades comerciais.