Não houve surpresas nas contas da manutenção da Bundesliga.

A três pontos da linha de água, o Heidenheim precisava de vencer o Werder Bremen em casa e de uma derrota dos rivais mais próximos. Necessitavam também de resultados volumosos, para contrariar a desvantagem de seis e 13 tentos na diferença de golos face ao Hoffenheim e ao St. Pauli, respetivamente.

No entanto, as contas da equipa de Frank Schmidt complicaram-se quando Benedikt Gimber derrubou Marco Grüll dentro da área, no 13.º minuto do jogo. Na conversão da grande penalidade, Romano Schmid não tremeu e abriu o marcador.

As coisas foram de mal a pior 20 minutos depois, com o 0-2, marcado por Jens Stage de cabeça, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Marvin Ducksch.

A segunda parte seguiu a mesma toada, com outros dois golos da equipa forasteira, marcados por Ducksch e Keke Topp, intercalados por um golo de Luca Kerber, fixando o 1-4 final.

Esta derrota eliminou a possibilidade do Heidenheim garantir manutenção este sábado, mesmo apesar das derrotas do Hoffenheim frente ao Bayern München (0-4) e do St. Pauli frente ao Bochum (0-2).

Na 2. Bundesliga, a disputa pelo lugar playoff está em aberto entre FC Köln, SV 07 Elversberg, SC Paderborn 07, Fortuna Düsseldorf e Kaiserslautern.

A decisão está marcada para as 14h30 deste domingo.