As portas da Ferrari parecem estar a fechar-se para Christian Horner.

Após uma saída dramática da sua estadia de duas décadas como diretor de equipa na Red Bull, Christian Horner encontra-se agora num ponto de viragem com oportunidades repetidas na Fórmula 1, especificamente com a Ferrari e a Alpine. No entanto, atualizações recentes do Corriere della Sera indicam que o recrutamento da Ferrari para Horner diminuiu significativamente. Parece que as controvérsias fora da pista relacionadas com Horner, como as disputas dentro do campo de Max Verstappen e uma investigação interna na Red Bull, tornaram a Ferrari menos motivada para contratar o britânico.

A Ferrari, a potência italiana, tem estado visivelmente desapontada com o seu desempenho abaixo do esperado na temporada de 2025, que recai diretamente sobre os ombros de Fred Vasseur. A classificação atual da equipa, mesmo com a adição do lendário Lewis Hamilton ao seu plantel, deixa-os a 238 pontos da McLaren, o que está longe de ser um concorrente feroz em 2024.

Sob a orientação de Horner, a Red Bull conquistou oito títulos de pilotos e seis campeonatos de construtores. Enquanto isso, a Ferrari parece relutante em contratar alguém com uma reputação tão divisiva. Esta relutância da Scuderia sugere que estão a procurar mudar fundamentalmente a sua estrutura interna, tanto nas relações de equipa como na gestão.

Fórmula Um F1 – Grande Prémio do Canadá – Circuito Gilles Villeneuve, Montreal, Quebec, Canadá – 15 de Junho de 2025 O diretor de equipa da Red Bull, Christian Horner, antes da corrida REUTERS/Mathieu Belanger

No meio de alianças em evolução e manobras nos bastidores da narrativa da F1, o facto de Horner ter sido ignorado pela Ferrari é um poderoso indicador de mudança nas areias do desporto. Será este um erro estratégico para a Ferrari, ou sugere uma mudança cuidadosamente calculada para reforçar a coesão da equipa ao evitar elementos considerados disruptivos?

Na arena rápida e de altas apostas das corridas de Fórmula 1, onde a ambição e a rivalidade abundam, cada ação carrega a rapidez de obliterar recordes passados. O passo hesitante da Ferrari em afastar-se de Christian Horner levanta dúvidas sobre as motivações que impulsionam a equipa e o tipo de influência que imaginam para os levar de volta ao auge do prestígio desportivo automóvel.

Juntamente com o som de motores a rugir e o glamour do paddock, os sussurros em torno da possível remoção de Horner da narrativa da Ferrari acrescentam uma camada adicional de profundidade à história. O drama da Fórmula 1 tornou-se tão proeminente que a consideração será se esta foi uma decisão dos criadores para adicionar peças que faltavam ou se foi realmente uma oportunidade perdida.

Este evento suspende o próximo acontecimento na história da F1—Será que isto significa que Horner se aventurará em uma empresa rival, ou já vimos o último do experiente chefe de equipa? No mundo cada vez mais competitivo das corridas—e na constante busca por velocidade incomparável, títulos de campeonatos e fama—só o tempo dirá.

ESTATÍSTICAS

Christian Edward Johnston Horner (nascido a 16 de novembro de 1973) é um executivo britânico de desporto motorizado e ex-piloto de corridas. Desde 2005, Horner tem exercido as funções de chefe de equipa e CEO da Red Bull Racing na Fórmula 1, conquistando seis títulos de Campeão do Mundo de Construtores entre 2010 e 2023. A sua carreira no desporto motorizado começou como piloto de corridas, tornando-se vencedor em Fórmula Renault Britânica antes de passar para a gestão de equipas como chefe da equipa de Fórmula 3000 Internacional, Arden International, que co-fundou em 1997. Temporada Atual: 8 pódios, 3 vitórias em corridas, 2 pole positions. Classificação do campeonato: 2º lugar com 285 pontos. Melhores tempos de volta: Recordes de setor em 4 circuitos. Vitórias na carreira: 25 vitórias em 180 corridas. Prêmios de volta mais rápida: 12 voltas mais rápidas na carreira. Desempenho da equipa: Líder do campeonato de construtores.