O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou esta quinta-feira o mapa de castigos referente ao clássico entre FC Porto e Sporting, com o duelo no Estádio da Dragão a passar uma fatura pesada a ambos os clubes. Ora, no total, dragões e leões foram sancionados num valor de 29.320 euros, uma punição que teve por base o comportamento dos adeptos de ambas as equipas bem como a utilização de pirotecnia no jogo grande.

No que diz respeito ao FC Porto, o emblema da Invicta irá desembolsar 15.680 euros em multas. A maior fatia da sanção aplicada aos azuis e brancos deve-se ao uso de pirotecnia, algo que custou 9.560 € aos cofres do clube. Nesse sentido, o CD explica que nas bancadas afetas aos adeptos dos dragões foram utilizadas três tochas incandescentes, dois potes de fumo, quatro flashlights e dois petardos. 

Além disso, os dragões pagam ainda 1.020 euros devido a cânticos igualmente proferidos pelos adeptos portistas. "Adeptos da Sociedade Desportiva visitada, FC Porto - Futebol SAD melhor identificados pelas suas vestes, cachecóis e cânticos de apoio, situados no Bancada Sul Setor 8 e 9, zona exclusivamente reservada aos adeptos dessa Sociedade Desportiva, dentro da ZCEAP entoaram em uníssono aos: minutos 28, 34, 58, 71 e 80 "Filho da P***" após uma reposição da bola em jogo por parte do jogador número 24 Rui Silva da Sociedade Desportiva visitante o o Sporting CP -Futebol SAD Minuto 35 "Aconteça o que acontecer Filhos da p*** até morrer" Minuto 92 " Tudo a saltar, tudo a saltar, Sporting é merda"", é descrito. Não só, foi ainda "arremessado um isqueiro para dentro do terreno de jogo, vindo da bancada onde se encontravam adeptos identificados como afetos ao clube A, não tendo atingido ninguém"", explica-se.

Outra fatia das multas do FC Porto - no valor de 5.100 euros - foi originada pelo comportamento do speaker do clube, o qual, segundo o CD, "ao minuto 91, o agente desportivo da equipa visitada o FC Porto - Futebol SAD, o Sr. Henrique Mano com a licença 20172, exercendo as funções de Speaker, para as quais se encontra habilitado, recorreu ao sistema sonoro do estádio, entoando o seguinte cantico " Porto, Porto, Porto" e "Vamos la Dragões até ao fim"".

Em relação ao Sporting, os visitantes pagam um total de 13.640 euros pelo que ocorreu no Estádio do Dragão. A maior quota-parte deve-se ao uso de pirotecnia no setor visitante. Segundo a informação no mapa de castigos do CD, foram utilizadas duas tochas incandescentes, um flashlight e dois petardos na zona que albergou os adeptos leoninos.

Além disso, o emblema de Alvalade foi ainda multado em 4.080 euros fruto de dois atrasos registados por parte dos jogadores orientados por Rui Borges no clássico com o FC Porto. "A 1ª parte do jogo iniciou-se com 2 minutos de atraso, em virtude da demora na saída dos balneários por parte da sociedade desportiva visitante, o Sporting Clube de Portugal - Futebol SAD. Para o referido atraso não foi apresentada qualquer justificação por parte da mesma (...) A 2ª parte do jogo iniciou-se com 3 minutos de atraso, em virtude da demora na chegada ao retângulo de jogo por parte da sociedade desportiva visitante, o Sporting CP - Futebol SAD. Para o referido atraso não foi apresentada qualquer justificação por parte da mesma"", é descrito no relatório do CD.