Denny Hamlin, o experiente piloto da Joe Gibbs Racing e co-proprietário da 23XI Racing, desencadeou uma troca acesa com o antigo chefe de equipa da NASCAR, Larry McReynolds, sobre o que ele chama de “desinformação” em torno do processo judicial de alto risco da 23XI Racing contra a NASCAR. O confronto legal, enraizado no controverso novo acordo de charter da NASCAR, gerou uma divisão acentuada na garagem—e Hamlin não está a segurar-se.
A disputa em gestação começou após o mais recente acordo de charter da NASCAR, uma oferta “aceita ou sai”, que deixou todas as equipas, exceto duas—23XI Racing e Front Row Motorsports— a assinar. Em vez de aceitar os termos, a 23XI e a FRM processaram a NASCAR, alegando práticas monopolistas. Na comunidade da NASCAR, o processo gerou opiniões polarizadas, e McReynolds, um apresentador da NASCAR SiriusXM e lendário chefe de equipa, tem sido uma das vozes mais sonoras contra a pressão legal da 23XI.
O Confronto nas Redes Sociais: Hamlin Aponta para McReynolds
A disputa online eclodiu depois de McReynolds criticar um novo formato de playoffs que Hamlin propôs no X (anteriormente Twitter), acusando o sistema de Hamlin de desvalorizar as vitórias em corridas. Hamlin respondeu rapidamente, notando que a Série de Caminhões da NASCAR já coroou um campeão que não venceu uma única corrida. Hamlin provocou, “Eu sei que os factos são difíceis de compreender… na verdade, tivemos um campeão coroado em caminhões por um piloto que não venceu NADA durante a temporada sob este formato.”
Hamlin não parou por aqui. Momentos depois, ele respondeu a McReynolds por “espalhar desinformação” sobre o processo da 23XI, pedindo ao apresentador de rádio que parasse de alimentar equívocos em torno do caso. “Se pudesses parar de espalhar desinformação aos teus ouvintes sobre o nosso processo, eu realmente apreciaria,” brincou Hamlin, sinalizando o quão acesa se tornou a batalha legal.
Desilusão no Campeonato para a 23XI Racing
Enquanto a 23XI luta pelos seus direitos de charter em tribunal, as esperanças da equipa para o campeonato bateram numa parede. Com Tyler Reddick da 23XI a entrar no Championship 4, fãs e críticos especularam se a equipa poderia aproveitar uma vitória para fazer uma declaração. Infelizmente, apesar da sólida performance de Reddick, a equipa No. 45 não conseguiu reunir a velocidade necessária para competir com os carros de topo, e o título escapou-lhes entre os dedos. Hamlin refletiu sobre a oportunidade perdida, afirmando, “Pensámos que o carro andava bem, e ele conduziu bem, só não tinha a velocidade necessária para competir com aqueles carros de topo.”
O que Espera a 23XI?
Sem um charter assegurado para 2025, o futuro da 23XI na NASCAR é incerto. Todos os olhares estão agora voltados para o tribunal, onde a equipa espera garantir o direito de continuar a competir por campeonatos. O controlo da NASCAR sobre os charters—e o processo que o desafia—pode reconfigurar os direitos das equipas e a dinâmica da liga para as próximas temporadas.
A batalha de Hamlin com McReynolds revelou a crescente tensão nas fileiras da NASCAR. À medida que a 23XI procura apresentar o seu caso tanto na pista como no tribunal, os fãs podem esperar mais emoções de Hamlin, que não está a recuar na luta pelo futuro da 23XI.