Diogo Ribeiro abdicou de nadar os 100 metros livres nos Mundiais de natação em Singapura, para se poder concentrar nos 100 metros mariposa e nos 50 metros livres.

«Após avaliação técnica das provas em falta e as perspectivas de ultrapassar as diversas fases da competição, o Diogo Ribeiro não participará na prova de 100 livres, de forma a concentrar toda a energia nos 100 mariposa, prova na qual foi campeão mundial em Doha e nos 50 livres, prova em que alcançou o o título Europeu de Sub 23 e recorde nacional absoluto», informou a Federação Portuguesa de Natação.

Com esta decisão, o nadador de 20 anos, apenas regressa à piscina na madrugada de sexta-feira, altura em que o atleta do Benfica começará a defender os títulos enumerados. No mesmo dia, Camila Rebelo nadará os 200 costas, igualmente para defender o título europeu e Diana Durães vai apresentar-se nos 800 livres.

Esta terça-feira, a estreante Francisca Martins deu por concluída a sua participação nos Mundiais com o 20.º lugar (1.58,67 m) nos 200 metros livres, a menos de quatro décimas do apuramento para as meias-finais.

Até agora, Diogo Ribeiro foi o melhor português no evento, depois de ter conquistado o quarto lugar nos 50 metros mariposa, estabelecendo um novo recorde nacional (22,77 segundos), a outra das distâncias em que tinha sido campeão do mundo em 2024.

«Estar numa final deste nível, a final mais rápida da história dos 50 mariposa, enche-me de orgulho e ambição para o futuro», explicou após a prova que o deixou 10 centésimos de um lugar do pódio.

O nadador das águias não perde, porém, o foco na distância, até porque esta passará a integrar o programa dos próximos Jogos Olímpicos, em Los Angeles (2028).