O italiano Francesco Farioli é o novo treinador do FC Porto, tendo assinado um contrato de duas temporadas, anunciou este domingo o clube da I Liga de futebol, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"O Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD ("FC Porto") informa o mercado, os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes, bem como o público em geral, que chegou hoje a acordo e celebrou contratos de trabalho com Francesco Farioli como treinador da sua equipa principal de futebol bem como com a restante equipa técnica, válidos até ao final da época desportiva 2026/27", informaram os 'dragões' na notaenviada ao regulador do mercado.

O técnico, de 36 anos, chega ao FC Porto para substituir o argentino Martín Anselmi, depois de ter orientado os neerlandeses do Ajax na época passada.

“Penso que o que posso trazer e o que trazemos sempre nas nossas experiências anteriores é a mentalidade, o espírito de sacrifício e este é absolutamente inegociável”, disse Farioli numa publicação conjunta com o FC Porto nas redes sociais.

Conta ainda com passagens pela Turquia, onde liderou o Karagumruk e o Alanyaspor, e também por França, ao comando do Nice.

O FC Porto anunciou na semana passada ter iniciado negociações para rescindir o contrato com Martín Anselmi, poucos dias após o regresso do plantel do Mundial de clubes, em que os 'azuis e brancos' se cotaram como a equipa europeia com pior desempenho na competição.

Farioli será oficialmente apresentado na segunda-feira, numa cerimónia marcada para as 12:00, no auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão, segundo indicou o clube no seu site oficial.

- Com Lusa