
Em dia de sol na capital, o Benfica aqueceu, uma vez mais, a luta pelo título ao derrotar o AFS, que luta pela sobrevivência na Primeira Liga, por 6-0.
As ’águias’ entraram em campo frente ao 16.º classificado da Liga sem os castigados Florentino Luís e Di María, ausências que não influenciaram, em nada, a qualidade do jogo encarnado.
E isso ficou claro logo aos quatro minutos da partida quando Akturkoglu colocou a bola no fundo das redes do emblema de Vila das Aves. O lance viria a ser anulado por fora de jogo de Samuel Dahl, que esteve envolvido no início do lance.
O jogo seguiu e se o primeiro não valeu, o segundo contou mesmo. Aos oito minutos, após canto curto na esquerda, que acabou com um cruzamento de Dahl para o miolo da área, Tomás Araújo rematou para o 1-0, após cabeceamento de António Silva travado pelo guarda-redes adversário.
O Benfica continuou a asfixiar o AFS, que não conseguiu fazer frente ao poderio ofensivo dos anfitriões, que, de forma expectável, voltaram a introduzir o esférico na baliza dos visitantes, aos 23 minutos, desta feita por intermédio do homem-golo da Luz: Vangelis Pavlidis, que rubricou o 18.º tento certeiro na prova.
Cerca de quatro minutos depois, os ‘encarnados’, com naturalidade, dilataram a vantagem através de Amdouni, que, assistido por Dahl, não falhou na cara de Ochoa.
O AFS foi tentando chegar à baliza do Benfica, mas sempre de forma envergonhada. Ainda antes do final do primeiro tempo, houve tempo para fazer o 4-0.
Pavlidis temporizou na direita e assistiu Akturkoglu, que desviou com sucesso para o fundo das redes do AFS.
AFS continuou "desaparecido" no 2.º tempo
A segunda parte deu seguimento ao que se havia verificado na primeira. Os da casa cotinuaram dominantes perante um adversário que não conseguiu responder à altura.
As águias continuaram a pressionar a equipa de Vila das Aves e as oportunidades foram-se acumulando. Aos 64, o AFS finalmente conseguiu criar perigo com um remate de Zé Luís que obrigou Trubin a uma boa intervenção.
Mas 4-0 parecia ser um resultado curto para o que acontecia dentro de campo. Por isso, aos 71, Belotti, que tinha rendido Carreras poucos minutos antes, tabelou com Akturkoglu e desviou a bola para o fundo da baliza.
Pouco passava dos 80 quando Otamendi increveu o seu nome na lista de marcadores do encontro. Depois de um cruzamento de António Silva, Kokçu rematou para defesa de Ochoa, que não conseguiu segurar a recarga do capitão das 'águias'.
Com esta goleada, o Benfica isola-se na liderança do campeonato (75 pontos), embora à condição, visto que o Sporting (72 pontos) defronta, este domingo, o Boavista, no Estádio do Bessa.