
Foi sofrido, foi até ao 'finalzinho' e com necessidade de tempo extra, mas a 'tática' do Sunderland resultou e a histórica equipa inglesa garantiu esta terça-feira o apuramento para a final do playoff do Championship, onde vai defrontar o Sheffield United, numa decisão que é amplamente intitulada de "jogo mais lucrativo do futebol". Mas antes de lá irmos, a essa decisão, primeiro o que aconteceu esta noite no Stadium of Light.
Vindo de uma vitória fora de casa por 2-1, o Sunderland usou uma tática insólita para condicionar o jogo do adversário, ao avançar os painéis publicitários em dois metros para dificultar a tarefa de Milan van Ewijk nos lançamentos laterais (essa é uma das suas especialidades). Só que, curiosamente, o holandês também sabe cruzar bem com o pé e foi dele o passe para o golo de Ephron Mason-Clark, aos 76', que anularia a desvantagem da primeira mão e forçaria o tempo extra.
Aí, no prolongamento, tudo parecia encaminhar-se para o desempate por penáltis, até que Daniel Ballard, aos 120'+2, saltou solto no interior da área e cabeceou certeiro para o fundo da rede contrária, assinando ali o 1-1 final e 3-2 na eliminatória, que ditaria o apuramento do Sunderland para a final do playoff.
Aí, a equipa comandada pelo francês Regis Le Bris vai discutir com o Sheffield United o jogo mais lucrativo do futebol. Sim, um playoff de acesso à Premier League vale mais, por exemplo, do que a final da Champions. Não é prémio direto, mas antes naquilo que encaixarão futuramente, nomeadamente em termos de direitos televisivos. Segundo o 'The Mirror', esse valor pode andar entre os 200 milhões e os 350 milhões de euros, tudo dependendo se a equipa que ascende consegue depois ficar na Premier League. E mesmo se descer no ano seguinte, receberá nessa época um pagamento correspondente a 55% do valor que encaixaria se tivesse ficado no primeiro escalão.