Está dado o pontapé de saída da 17.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, competição que reúne os maiores talentos nos escalões Sub-14 e Sub-16 e que, uma vez mais, conta com a parceria de Record.

Apesar de a bola começar a saltar apenas hoje (a partir das 9 horas), ontem foi oficialmente o primeiro dia desta verdadeira festa para miúdos e graúdos, com a especial receção às 72 seleções de distrito que decorreu na Praça dos Pescadores. As nuvens ainda ameaçaram com alguma chuva, mas a verdade é que nada impediu que o primeiro dia da Festa do Basquetebol Juvenil 2025 fosse um autêntico sucesso.

Em declarações durante a Cerimónia de Abertura, Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, deixou a todos os jovens a garantia que de os cinco dias desta 17.ª edição da Festa do Basquetebol prometem ser "uma experiência inesquecível" para todos eles. "Esta Festa é para elas e para eles porque são o futuro do Basquetebol. Por isso, às jogadoras e aos jogadores, digo-vos: irão viver cinco dias de uma experiência inesquecível", começou por dizer o líder da FPB, deixando ainda um apelo aos atletas: "Mantenham a tradição da Festa. Uma atmosfera sã, de partilha, de entusiasmo, de festa, de companheirismo. Façam amigos, façam amigas. Joguem com entusiasmo e paixão. Lutem pela vitória. Demonstrem aquilo que é o jogo coletivo e, a parte mais importante, o espírito de equipa. Dêem uma lição de cidadania, de respeito pelas regras, pelo adversário, pelo árbitro e pelos outros."

Já José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, assumiu a vontade de voltar a ver alguns dos rostos dos jogadores que competem este ano na próxima edição da Festa do Basquetebol. "Dou as boas-vindas a todos os atletas que vieram dos quatro cantos do País, e das ilhas também. Bem-vindos a Albufeira, aos que são repetentes e aos que também não o são. Esperamos que para o próximo ano possam ser repetentes. Cá vos acolheremos de braços abertos", vincou durante o seu discurso.

Por fim, Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) fez um discurso mais direcionado para os pais dos jogadores. "Quero deixar uma mensagem para os pais, que vieram de tão longe. Pais, estes meninos gostam de praticar desporto e basquetebol. Vocês, acima de tudo, não devem fazer a pergunta habitual quando eles chegarem a casa. Não perguntem se ganharam ou em que lugar ficaram, mas sim se gostaram e se se divirtiram", assumiu.

Os discursos dos três principais intervenientes na Cerimónia de Abertura da Festa do Basquetebol 2025 na íntegra:

Custódio Moreno, diretor regional do IPDJ:

"A todas as entidades, treinadores, dirigentes, atletas e famílias, o IPDJ agradece o convite. O Instituto do Desporto está aqui para dizer-vos que, mais importante que aquilo que vão fazer a seguir, que é jogar, é praticar. Praticar as boas atitudes. Mais importante que falar em fair-play é fazer o jogo limpo. Acima de tudo, já ganharam. Ninguém vai perder na Festa do Basquetebol e sabem porquê? Porque o basquetebol é mesmo uma festa. Em nome do Instituto, quero dizer algo muito importante para os atletas: divirtam-se, aproveitem. Aqui, durante estes dias, o Basquetebol que vocês gostam tanto é para fazer amigos. Quero deixar uma mensagem para os pais, que vieram de tão longe. Pais, estes meninos gostam de praticar desporto e basquetebol. Vocês, acima de tudo, não devem fazer a pergunta habitual quando eles chegarem a casa. Não perguntem se ganharam ou em que lugar ficaram, mas sim se gostaram e se se divirtiram. Boa Festa do Basquetebol."

José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira:

"Queria começar por cumprimentar o nosso parceiro, o organizador desta magnífica festa, o Sr. Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, para quem eu peço uma grande salva de palmas. Quero também cumprimentar o Sr. Vice-Presidente da Câmara, os senhores Vereadores, os membros da Associação do Basquetebol do Algarve, o representante da Guarda Nacional Republicana, da Autoridade Marítima, os representantes dos dois clubes, a quem eu dou uma palavra de grande apreço pelo trabalho que fazem por Albufeira e pela comunidade desportiva, que é o Imortal Basket Club e o Clube de Basquete de Albufeira. Esta é a Festa do Basquetebol, a festa da alegria, da juventude, da tolerância e da ética desportiva. Por isso, dou as boas-vindas a todos os atletas que vieram dos quatro cantos do País, e das ilhas também. Bem-vindos a Albufeira, aos que são repetentes e aos que também não o são. Esperamos que para o próximo ano possam ser repetentes. Cá vos acolheremos de braços abertos."

"Queria também cumprimentar, para além das associações aqui presentes, bem como os seus atletas, dirigentes e equipas técnicas, os juízes aqui representados, os membros das estatísticas, os voluntários, obviamente muito importantes, os colaboradores da Federação Portuguesa de Basquetebol. Mas também é muito importante, e já aqui foi dito, a questão da família, o acompanhar os jovens. É assim que se fazem pessoas com um futuro risonho e sustentado, algo que seja digno da pessoa humana. É aqui que se trata, é aqui que se trabalha o amanhã e nós estamos aqui para dar esse apoio. Bem-vindos a Albufeira. Bem-vindos à Festa do Basquetebol e que tudo corra da melhor maneira possível."

Manuel Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol:

"Sejam bem-vindos à 17.ª Festa Nacional do Basquetebol Juvenil. É o maior evento organizado pelo basquetebol e o mais gratificante. Mas esta grandiosa festa só é possível pelo apoio incondicional da Câmara Municipal de Albufeira. Através do seu líder, o Sr. Presidente, o Dr. José Carlos Rolo, e o seu vice-presidente, o Dr. Cristiano Cabrita, queremos mandar uma mensagem de apreço e gratidão a Albufeira e aos albufeirenses, que nos seguem sempre e que nos acolhem sempre de braços abertos.

"Queremos dar uma saudação também ao representante do IPDJ, o Dr. Custódio Moreno. Uma saudação às nossas associações, em particular à seleção anfitriã, a Associação de Basquetebol do Algarve. Uma saudação aos clubes, em especial aos clubes anfitriões: o Imortal Basket Club e o Clube de Basquete de Albufeira. Queremos ainda dar as boas-vindas aos treinadores, aos dirigentes, aos árbitros, aos médicos, aos fisioterapeutas, aos patrocinadores, aos jornalistas, aos adeptos e uma saudação especial aos pais aqui presentes pelo apoio que dão aos seus filhos. A verdade é que esta Festa é para elas e para eles porque são o futuro do Basquetebol. Por isso, às jogadoras e aos jogadores, digo-vos: irão viver cinco dias de uma experiência inesquecível. Mantenham a tradição da Festa. Uma atmosfera sã, de partilha, de entusiasmo, de festa, de companheirismo. Façam amigos, façam amigas. Joguem com entusiasmo e paixão. Lutem pela vitória. Demonstrem aquilo que é o jogo coletivo e, a parte mais importante, o espírito de equipa. Dêem uma lição de cidadania, de respeito pelas regras, pelo adversário, pelo árbitro e pelos outros. Gritem comigo: Viva a Albufeira! Viva ao Basquetebol!"