Filipe Luís é o novo treinador do Flamengo. O antigo lateral-esquerdo, agora com 39 anos de idade, foi o escolhido pela estrutura do mengão para suceder a Tite e irá assumir o comando técnico da equipa principal após uma passagem pelos escalões sub-17 e sub-20 do clube.
Na apresentação como novo treinador do Flamengo, realizada esta terça-feira, o antigo jogador recusou fazer comparações sobre a forma de jogar do antecessor e prometeu que, pouco a pouco, o Flamengo irá começar a jogar à sua imagem.
«Não me quero comparar com nenhum dos trabalhos anteriores. O que foi feito ficou para trás, e eu quero começar uma nova história, um novo Flamengo com a minha cara. Eu pego numa equipa que não é um caos. Não é uma equipa com jogadores descomprometidos ou que não queiram correr. O Tite deixou muitas coisas boas de herança nesta equipa e com uma vitória. Eu vou pegar numa equipa com ajustes que vou fazer ao meu modelo de jogo, que é fazer a equipa competir da melhor forma: atacar e defender bem à minha maneira. Não é melhorar o que o Tite fez, mas sim fazer da minha forma», começou por dizer Filipe Luís, acrescentando, em seguida, que não irá facilitar junto dos jogadores com que partilhou balneário no Flamengo entre 2019 e 2023.
«Tem prós e contras. Os prós é que conheço este grupo como ninguém, sei das lideranças e do que aconteceu. Eu estive presente neste balneário nos últimos cinco anos. Acho que só chegaram três ou quatro jogadores depois de me retirar. Eu sei que vou tomar decisões que vão incomodar alguns jogadores e que alguns vão ficar chateados comigo, mas as minhas decisões não vão ser tomadas como o Filipe Luís como pessoa, mas sim como treinador», acrescentou.
A viver um momento conturbado ao serviço do clube, o avançado Gabigol poderá ganhar uma nova oportunidade com o novo técnico. Na apresentação, Filipe Luís saiu em defesa do jogador e prometeu que «vai dar a vida» por ele: «Eu sei da capacidade que tem o Gabriel [Barbosa], não importa o tempo de contrato, se são dois meses, dois anos ou cinco anos. Eu vou dar a vida por ele e por todos os jogadores para melhorarem individualmente e para que joguem coletivamente organizados. Que eles sejam peças dessa engrenagem e que façam a equipa funcionar.»
Por fim, Filipe Luís traçou os objetivos para a passagem no novo clube.
«Preparei-me muito para este momento aqui e estou muito feliz. É um desafio muito importante e, como já falei, para todos os que trabalham no CT, eu preciso de todos. Pode parecer uma pressão gigantesca, mas, para mim, é um privilégio poder liderar a melhor equipa da América até ao objetivo que quero levar. Sei que o objetivo do Flamengo é de lutar por tudo, mas não tenho medo e não fujo dessa responsabilidade», concluiu.
Apesar da curta carreira, Filipe Luís já conquistou uma Finalíssima Intercontinental sub-20 como treinador da equipa de formação do Flamengo. Agora, na equipa principal, assina contrato válido até dezembro de 2025.