
Uma final de um torneio feminino de Camogie, modalidade muito popular na Irlanda, foi este fim de semana cancelada devido a uma questão polémica. De acordo com a imprensa inglesa, o encontro entre o Cork e o Waterford, a contar para a final do campeonato de Camogie do Clube Sénior de Munster foi suspensa no último sábado porque as jogadoras quiseram disputar o encontro de calções e não com os habituais skorts - uma saia cortada com o comprimento de calções.
As jogadoras, que já tinham anunciado que iriam disputar a final de calções, souberam que a final seria adiada para uma data posterior já perto das horas do início do jogo, algo que deixou as atletas "completamente desiludidas", como dá conta o jornal 'The Sun'. De acordo com os regulamentos da Associação de Camogie, as jogadoras são obrigadas a usar skorts e que a recusa poderá levar a sanções por violação das regras.
O organismo já reagiu em comunicado: "Dado que as atuais regras do jogo ainda estão em vigor e que as jogadoras indicaram que não estariam dispostas a jogar com skorts, foi tomada a decisão de adiar o jogo no melhor interesse de todos os atletas e dirigentes envolvidos", informou o campeonato, sem nada adiantar sobre a nova data para a decisão da prova entre Cork e Waterford.
Em declarações ao 'Her Sport', Ashling Thompson, jogadora do Cork, disse que as atletas estão apenas a tentar "defender o que é correto", não se tratando de uma iniciativa "contra a associação". Mais tarde, as jogadoras das duas equipas emitiram um comunicado em conjunto, onde se mostraram desiludidas com a forma como a competição geriu toda a situação. "Como um grupo unido que somos, queremos expressar a nossa grande desilusão pelo facto de a final de Camogie Sénior de Munster ter sido adiada. É uma falta de consideração para com a preparação física e mental das jogadoras tomar esta decisão apenas 16 horas antes do início do jogo. Sentimo-nos completamente desiludidas. Ambos os coletivos tinham planeado meticulosamente o dia de hoje. Os horários de treino e a carga de trabalho terão agora de ser reajustados, sem sequer sabermos quando o jogo terá lugar", refere a mesma nota coletiva.
Fruto de todo este imbróglio está marcado para o próximo dia 22 de maio, em Croke Park, um Congresso especial onde os membros irão votar uma regra que permitirá às jogadoras escolherem entre skorts ou calções. Brian Molloy, presidente da Associação de Camogie, mostrou-se "muito confiante" de que a votação será benéfica para as atletas: "Estou muito confiante de que vamos conseguir o apoio [para trocar os skorts para calções]", começou por dizer, à 'RTE Radio One', esclarecendo: "Não sou eu que estabeleço as regras da associação. As regras da associação são definidas pelos membros e eles fazem-no no Congresso. E o meu papel como presidente é garantir que essas regras sejam respeitadas e que as decisões do Congresso sejam respeitadas."