A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) promoveu este sábado no FPF Arena Portugal, da Cidade do Futebol, uma sessão de esclarecimento com Associações Distritais e Regionais (ADR) -  sócios ordinários do organissmo - sobre as propostas de alterações estatutárias

"Esta foi uma ação de reflexão e explicação devido a imposições legais que vieram do IPDJ e que nos levaram a adequar os Estatutos. Esta foi a primeira de três sessões de esclarecimento. É uma alteração feita por todos e com todos. O que está por base são imposições do IPDJ. Foi uma jornada muito positiva para termos uma proposta final até final de junho", disse Pedro Proença, presidente da FPF, ao Canal 11, fazendo um balanço positivo do trabalho com as ADR: "Tem corrido muito bem, de forma participada. Estamos a unir o futebol. O movimento associativo são as células vivas do futebol português."

 Já Vítor Filipe, presidente da AF Lisboa e representante da Mesa do Plenário das ADR, deixou elogios a uma "reunião útil e proveitosa". "Temos de adaptar os Estatutos por imposição do IPDJ. A Mesa do Plenário já tinha feito um trabalho prévio. A FPF, pelo Presidente Pedro Proença, pelo Dr. José Carlos Oliveira e pelo professor José Manuel Meirim esclareceram as nossas dúvidas. Foi uma sessão proveitosa e útil, muito bem aceite por todas as associações", justificou.

Entre as alterações estatutárias propostas, estão a inclusão de três novos órgãos consultivos de apoio à organização (Conselho Superior, Conselho Estratégico e Comissão de Ética) e a mudança da designação da Comissão de Ética e Fair Play, enquanto comissão permanente, para Comissão do Fair Play.

Esta foi a primeira de três sessões previstas de esclarecimento com os sócios ordinários sobre as alterações estatutárias. Após as Associações Distritais e Regionais vão seguir-se as Associações de Classe e o Futebol Profissional.