
Francisco Neto anunciou, esta segunda-feira, as convocadas para a dupla jornada da Liga das Nações, frente a Inglaterra e Bélgica. Entre várias novidades, o destaque vai para o regresso de Jéssica Silva à Seleção Nacional, depois de ter estado afastada dos relvados devido a um problema de saúde.
«Passou por um período mais complicado em relação à lesão, com algumas incertezas também. Conseguiu reagir, está a treinar normalmente com a sua equipa, viajou ontem já para as meias-finais da Concacaf com o Gotham, por isso temos todas as informações disponíveis para poder jogar na sua equipa, e nesse sentido, faz-nos sentido tê-la connosco. Agora terá de regressar para mostrar aquilo que é o jogo dela dentro da nossa ideia coletiva», disse o treinador.
Quanto a estreias, Bárbara Lopes, Samara Lino e Carolina Correia, as três do Torreense, buscam a primeira internacionalização A por Portugal: «Têm vindo a demonstrar bons indicadores. Nós temos vindo a fazer um acompanhamento muito perto de todas as jogadoras portuguesas e a verdade é que a Carolina e a Samara, que são aquelas que estão a estrear-se nesta convocatória, têm dado indicadores muito positivos no seu clube e prova disso é esta chamada. Confiança total naquilo que elas têm vindo a fazer e por isso dá-lhes também esta oportunidade porque o merecem e o fizeram por merecer dentro do campo.»
Sobre a ausência de Kika Nazareth, que ainda se encontra lesionada, Francisco Neto não descartou a presença da jogadora do Barcelona no Euro: «Um processo de recuperação de lesão, principalmente quando as lesões são longas, têm sempre altos e baixos. Aquilo que sabemos é que neste momento está numa evolução positiva, está dentro daquilo que eram os prazos expectáveis para o momento e para a realidade da lesão.»
«Claro que só muito mais em cima da fase final [do Euro], é que poderemos ter a certeza absoluta se poderíamos contar ou não com a Kika. Sabemos sempre que será sempre algo apertado, mas, como ela também há pouco tempo disse, não é algo que está descartado. Sabemos que com as lesões, nem sempre a evolução é como nós queremos, mas às vezes também há surpresas positivas e é a essa esperança que nós também nos agarramos.»
«Um dos nossos objetivos é chegar ao último jogo a depender só de nós, isso é fundamental. E sabemos que chegámos a esta dupla jornada, nessa posição, chegaremos sempre ao último jogo a depender só de nós e isso é algo que nós passamos há muito tempo, seja na Liga das Naçoes, seja noutro tipo de competições, passamos sempre esta mensagem. Por isso, agora o foco total é procurar ir ao Wembley, fazer um bom jogo, competir, voltar a fazer crescer a equipa para poder concretizar os nossos objetivos, que é pontuar, e depois disso, fazer uma recuperação das jogadoras e olhar para o jogo da Bélgica», concluiu.
As convocadas da Seleção Nacional concentram-se no próximo sábado, altura em que começará a preparação para o embate frente à seleção inglesa.