O Vitória SC vai enfrentar este domingo o O Elvas nos oitavos-de-final da Taça de Portugal e o Bola na Rede falou com o jogador Franco Almara.

Franco Almara, extremo argentino do O Elvas, concedeu uma pequena entrevista ao Bola na Rede, antes do duelo com o Vitória SC para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. O atleta de 23 anos começou por falar sobre a adaptação a Portugal e ao O Elvas, onde joga desde a temporada passada:

«Sim, cheguei a Portugal em 2019. O O Elvas foi um dos clubes que me recebeu com mais carinho e entusiasmo e isso favoreceu-me muito. Sabia o bom projeto que tinham, demonstraram ter muitas ambições e, com ajuda deles, pude trazer o meu pai e a verdade é que estou muito feliz aqui».

Franco Almara deixou vários elogios ao projeto do O Elvas e acredita que o clube do Campeonato de Portugal pode chegar a patamares bem superiores, como a Primeira Liga:

«Quero destacar ainda a evolução que O Elvas está a viver, tem um projeto muito ambicioso e gosto bastante. É um clube muito interessante, que está a fazer as coisas muito bem e que sem dúvida, em uns anos, vamos ver O Elvas num patamar superior. Quero que as pessoas saibam que o clube está a evoluir muito e tem um projeto muito lindo. [Até onde O Elvas pode chegar?] Pode chegar à Primeira Liga, com o trabalho que está a fazer, com respeito e humildade, que é o mais importante, pode chegar a patamares muito superiores».

Sobre o Vitória SC, Franco Almara também deixou elogios e foi desafiado a destacar um jogador:

«O Vitória SC está numa fase muito boa, igualmente sempre o foi. Um clube aguerrido que sempre luta. Esperamos um jogo como a maioria espera, saímos todos os jogos com o objetivo de ganhar. Saímos sempre da mesma forma. Um jogador do Vitória SC que gosto? Mais pelo meu estilo de jogo, gosto bastante do Kaio César».

E quais são as melhores qualidades do O Elvas?

«As maiores qualidades que temos são o contra-ataque, temos uma defesa muito forte – não sofremos golo há cinco jogos – e destaco ainda a união e a força com a que saímos em todos os jogos. Somos uns guerreiros e acho que isso é inegociável. Há que sair com vontade, força e garra».

Franco Almara é um extremo que joga pelo lado esquerdo e pode assim enfrentar Alberto Costa no seu lado. Recordar que Alberto vai rumar ao Sporting, segundo a imprensa nacional. Perguntámos ao jogador do O Elvas se pensou nisto e se costuma estudar o possível adversário que vai ter em duelo ou se é algo instintivo quando chega ao campo:

«(risos) Sim, vi um pouco porque saiu notícia e vemos. No entanto, para ser o mais sincero possível, saio todos os jogos a jogar da mesma forma. Como jogo no campeonato, é como vou jogar na Taça de Portugal. Obviamente sei que o nível é mais elevado, mas entro em jogo da mesma forma. Se tenho a oportunidade de analisar, analisa-os um pouco, vejo as dificuldades que têm e para onde posso sair melhor».

Houve uma preparação diferente esta semana?

«A preparação foi a mesma de sempre, porque sinceramente o mister [Pedro Hipólito] prepara todos os jogos como se fosse o último e como se fosse uma final. Vamos jogar com a mesma garra e a vontade. Esta semana não se trabalhou nada diferente, sempre igual. Como se fosse mais um jogo de campeonato, sempre com respeito».

Como argentino a jogar em Portugal, Franco Almara referiu ainda que Nico Otamendi e Ángel Di María são referências:

«É verdade que eles são referências. São jogadores aguerridos e que têm a garra argentina. Para mim, são referências. Gosto muito do Benfica e sigo-os muito».

Franco Almara falou também sobre Gianluca Prestianni, Rollheiser e ainda mencionou Alan Varela:

«Nunca me cruzei com eles, mas já tinha ouvido falar deles e conhecia-os pelo futebol argentino. Conhecia muito o Prestianni, porque gosto muito do seu estilo de jogo. Na Argentina, jogava um pouco mais de extremo e seguia-o muito. Sabia que quando foi para o Benfica que ia ter uma grande evolução. Igual que Rollheiser. Quanto estamos noutro país e sabemos que vem mais um argentino, gostamos de acompanhar. Tal como Alan Varela, por exemplo. Muitos jogadores. Gosto de acompanhar a evolução».