
Mercedes Lança Críticas à F1 Sobre Controversas Mudanças no Motor de 2026
Em uma reviravolta chocante, a Mercedes desferiu um ataque contundente às propostas de grandes mudanças nos motores para a temporada de 2026 da Fórmula 1, classificando as discussões como uma “piada.” A controvérsia surge de conversas sobre a alteração de um aspecto crucial das novas regulamentações dos motores que pode ter implicações significativas para o desporto.
A solução proposta gira em torno da desvinculação da divisão de potência 50/50 entre o motor de combustão interna e a bateria, um pilar das regulamentações de 2026. Foram levantadas preocupações de que a configuração atual pode não fornecer a colheita de energia adequada, levando potencialmente a que os carros fiquem sem energia em momentos críticos durante as corridas, particularmente em circuitos sensíveis à potência como Monza.
Enquanto alguns fabricantes acreditam que as regulamentações existentes são suficientes para evitar tais problemas, outros estão apreensivos, o que levou a uma análise mais aprofundada por parte da FIA. Uma proposta foi apresentada para discussão na próxima reunião da Comissão da F1, buscando implementar mudanças substanciais nas regulamentações, uma movimentação que irritou o chefe da equipa Mercedes, Toto Wolff.
Expressando seu desdém pela situação, Wolff comentou: “Ler a agenda da comissão da F1 é quase tão hilariante quanto ler alguns dos comentários que vejo no Twitter sobre política americana. Eu realmente quero proteger-nos e não fazer comentários – mas é uma piada.”
Por outro lado, o cliente da Mercedes, McLaren, demonstrou uma postura mais aberta em relação a possíveis modificações, enfatizando a responsabilidade coletiva dos intervenientes em garantir o sucesso das regulamentações de 2026 para o aprimoramento do desporto. O chefe da equipa McLaren, Andrea Stella, destacou a importância de manter um diálogo aberto e considerar vários fatores, como ultrapassagens, distribuição de potência e colheita de energia, para melhorar a qualidade das corridas e o espetáculo geral.
Stella destacou: “Porque não faz sentido as equipas competirem entre si se não tivermos um bom desporto, e a qualidade do desporto, a qualidade do espetáculo, a qualidade das corridas é uma função do produto do ponto de vista do chassis e da unidade de potência.”
À medida que as tensões aumentam dentro da comunidade da F1 devido às mudanças propostas, o futuro do desporto está em jogo. Fique atento para mais atualizações sobre esta história em desenvolvimento, enquanto as equipas, a FIA e a F1 continuam a navegar por esta questão contenciosa.