
Na abertura da segunda jornada do Grupo B do Euro feminino, a Espanha venceu a Bélgica por 6-2 e ficou a um pequeno passo dos quartos de final — só pode ser matematicamente eliminada se perder com a Itália e Portugal vencer a Itália e a Bélgica. Apesar do resultado final volumoso, as campeãs do mundo precisaram de suar e só desfizeram totalmente o nó na última meia hora.
Alexia Putellas foi a figura da partida ao rubricar dois golos e duas assistências. A antiga Bola de Ouro inaugurou o marcador aos 22' com um remate fulminante, mas a Bélgica respondeu imediatamente por intermédio de Vanhaevermaet aos 24'.
Antes do intervalo, a capitã Irene Paredes voltou a colocar a Espanha na frente do marcador (39') com um grande cabeceamento, na sequência de um pontapé de canto.
A equipa belga não baixou os braços e no sexto minuto da segunda parte (51'), Hannah Eurlings voltou a deixar tudo empatado. Alexia Putellas não gostou das facilidades concedidas pela defesa espanhola e demorou apenas um minuto a fabricar nova vantagem das campeãs do mundo, assistindo Esther Gonzalez para o 3-2.
Oito minutos depois, foi a vez de Mariona Caldentey, para muitos uma das principais candidatas à conquista da Bola de Ouro, fazer o gosto ao pé e ampliar a vantagem espanhola (4-2). Até ao final da partida, Claudia Pina ainda teve tempo para rubricar um golaço (82') a passe de Alexia Putellas, que fechou a contagem aos 86'.
A Espanha passa a somar seis pontos e, salvo uma hecatombe, garante praticamente o acesso aos quartos de final da prova. O resultado obtido pelas campeãs do Mundo não agrada a Portugal. Caso as comandadas de Francisco Neto percam esta noite frente à Itália, o sonho europeu termina na fase de grupos.
Caso o encontro termine empatado, Portugal fica obrigado a vencer a Bélgica por uma vantagem considerável e a esperar que a Espanha faça o mesmo à equipa italiana para registar uma melhor diferença de golos do que as transalpinas.