
O Governo decidiu estender por mais três dias o prazo para a validação de faturas relativas a 2024, após dificuldades de acesso ao Portal das Finanças. Desta forma, os contribuintes, que tinham até o dia 25 de fevereiro para confirmar as faturas, terão até ao dia 28 de fevereiro para o fazer, tanto através do Portal das Finanças como da aplicação e-Fatura.
De acordo com um comunicado do Ministério das Finanças, «o elevado número de acessos ao e-Fatura do Portal das Finanças, que se registou ao longo do dia de ontem [segunda-feira] e que se continua a verificar durante o dia de hoje [terça-feira], em virtude do fim do prazo legal para a verificação e validação de faturas, provocou constrangimentos e limitações pontuais de acesso».
«O prazo para verificação e comunicação de faturas, para efeitos do IRS de 2024, foi prorrogado por três dias, podendo os contribuintes proceder à validação das respetivas faturas até ao final do dia 28 de fevereiro», esclarece o comunicado.
Dessa forma, os cidadãos terão mais tempo para garantir que todas as faturas de 2024 são devidamente contabilizadas para dedução no IRS. O Governo assegura que «a funcionalidade de verificação e comunicação de faturas irá permanecer disponível no Portal das Finanças e na app e-Fatura até ao final do mês de fevereiro».
Na segunda-feira, o portal e-Fatura registou instabilidade, com vários utilizadores a reportarem dificuldades de acesso. Mesmo aqueles que conseguiam entrar na plataforma enfrentavam problemas ao tentar validar as faturas, recebendo frequentemente a mensagem de erro: «Por motivos de ordem técnica não é possível responder ao seu pedido. Por favor tente mais tarde». A situação de instabilidade persistiu ao longo desta terça-feira.