O Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2024 ficará na história como um dos mais imprevisíveis e atribulados de sempre na modalidade. Com grande parte dos pilotos a terminarem os seus contratos este ano, os últimos meses ficaram marcados por uma disputa acesa pelas (poucas) vagas disponíveis. Entre mudanças de equipa, estreias e saídas, o que será diferente no próximo ano?
Lewis Hamilton ruma à Ferrari
A 1 de fevereiro chegava a notícia que ninguém esperava: Lewis Hamilton troca Mercedes pela Ferrari, a partir de 2025. Mais de uma década e seis títulos mundiais depois, o longo casamento entre a equipa alemã e o sete vezes campeão mundial chega ao fim. A ida para a escuderia italiana cumpre assim o 'sonho de menino' de Lewis Hamilton que, aos 40 anos, vai tentar regressar aos pódios e às vitórias. Ao seu lado terá o monegasco Charles Leclerc, que está na Ferrari desde 2019.
Carlos Sainz escolhe Williams (ou será Mercedes)?
Para dar lugar a Lewis Hamilton, a Ferrari teve que abdicar de um dos seus pilotos e Carlos Sainz foi o (in)feliz contemplado. Após meses de rumores sobre o seu futuro na Fórmula 1, o piloto espanhol anunciou que, nos próximos dois anos, subirá ao volante do monovolume da equipa Williams, que terminou esta temporada em penúltimo lugar no Campeonato Mundial de Construtores.
No entanto, durante o último GP do ano em Abu Dhabi, novos rumores começaram a surgir no interior do paddock: Carlos Sainz poderá ir para a Mercedes e Andrea Kimi Antonelli para a Williams na temporada de 2025.
Esteban Ocon na Haas
A temporada deste ano não foi de grandes festejos para Esteban Ocon. Depois de uma corrida desastrosa no Grande Prémio do Mónaco, que acabou com um acidente caseiro entre o piloto francês e o seu colega de equipa Pierre Gasly, a Alpine anunciou que Esteban Ocon deixaria a equipa no final do ano.
Uma relação atribulada que fez com que a equipa francesa decidisse dispensar o piloto ainda antes da temporada terminar, sem que o francês pudesse disputar o último Grande Prémio em Abu Dhabi. Ainda assim, o piloto de 28 anos conseguiu garantir o seu lugar na Fórmula 1 ao preencher a vaga de Kevin Magnussen na Haas F1 Team.
Niko Hulkenberg assume novo desafio na Sauber (futura Audi)
Depois de dois anos na Haas, Nico Hulkenberg será piloto da Stake F1 Team Kick Sauber, única equipa do grid que mudou por completo o seu line-up para o próximo ano. Por enquanto, o piloto alemão vai vestir as cores da Sauber, mas a partir de 2026 a equipa mudará de nome para Audi. Um novo desafio para um dos pilotos mais antigos, atualmente, na Fórmula 1.
Quem será o próximo colega de equipa de Yuki Tsunoda?
Até à data, a Visa Cash App RB F1 Team é a única que ainda não revelou quem será o piloto que vai preencher a vaga deixada por Daniel Ricciardo e que, temporariamente, voltou a ser ocupada por Liam Lawson. Muitos são os candidatos, dentro e fora do grid atual, que poderão vir a ser o próximo colega de equipa do japonês Yuki Tsunoda.
Os 'rookies' da próxima temporada
Mercedes aposta no novato Kimi Antonelli para preencher vaga de Hamilton
A saída de Hamilton deixou por preencher uma das vagas mais cobiçadas do grid. Muitos foram os nomes apontados, mas Toto Wolff decidiu apostar no novato Andrea Kimi Antonelli de apenas 18 anos. Após ter conquistado a confiança do chefe da equipa alemã, o piloto italiano vai juntar-se a George Russell que assumirá o papel de piloto principal da Mercedes. Kimi Antonelli será o primeiro piloto, sem currículo na Fórmula 1, a correr oficialmente pela equipa nos últimos 70 anos.
Oliver Bearman, do sucesso como substituto na Ferrari à estreia oficial pela Haas
O piloto britânico de 19 anos já não é novo nas andanças da Fórmula 1. Oliver Bearman, que integrava a equipa reserva da Ferrari e da Haas, vai voltar a subir ao volante de um monovolume da categoria dos "crescidos" depois de se ter estreado no Grande Prémio da Arábia Saudita, no início do ano, ao substituir Carlos Sainz. Sem vaga na Ferrari, é na Haas que o britânico vai dar os primeiros passos como piloto oficial na categoria mais importante do desporto motorizado.
Jack Doohan, 'rookie' na Fórmula 1 ao volante da Alpine
O piloto australiano Jack Doohan, filho do mítico piloto de motociclismo Michael Doohan, cinco vezes campeão mundial de 500cc, será o substituto do francês Esteban Ocon na Alpine. Em 2023, o jovem piloto terminou em terceiro no campeonato de Fórmula 2, um ano após ter sido segundo na Fórmula 3. Oliver Oakes, novo diretor desportivo da Alpine, disse que a equipa francesa terá uma dupla "equilibrada", no próximo ano, com "uma boa combinação de juventude, experiência e velocidade".
Gabriel Bortoleto, o regresso do Brasil às pistas de Fórmula 1
Aos 20 anos, o piloto brasileiro é campeão de Fórmula 3 e, desde este domingo, campeão mundial de Fórmula 2. Depois de grandes nomes como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Felipe Massa e Rubens Barrichello, Gabriel Bortoleto junta-se à lista de pilotos brasileiros que se estreiam nas pistas de Fórmula 1 para, quem sabe, conquistar mais um ou vários títulos pelo Brasil.
Será um 'adeus' ou um 'até já'?
As despedidas da Fórmula 1 começaram ainda a meio da temporada. Depois de Logan Sargeant ter sido dispensado da Williams pelos seus maus resultados e acidentes consecutivos, também Daniel Ricciardo disse adeus à Visa Cash App RB F1 Team.
Sem lugar garantido no grid de 2025, a dupla da Sauber - Zhou Guanyu e Valtteri Bottas - prepara-se para dizer adeus à Fórmula 1, pelos menos por enquanto. Nas últimas semanas, surgiram vários rumores quanto ao futuro dos dois pilotos.
O chinês, que está na modalidade desde 2022, tem sido apontado como possível piloto reserva da Ferrari, como avançou o próprio citado pelo Motorsport. Já Valtteri Bottas tem um longo percurso na Fórmula 1. Entre 2017 e 2021 correu ao lado de Lewis Hamilton na Mercedes, venceu nove Grandes Prémios e terminou duas vezes consecutivas em 2.º lugar no Campeonato Mundial de Pilotos. A sua ligação à escuderia alemã fez aumentar os rumores de que poderá regressar em breve como piloto reserva, como avançou a Fórmula 1.
Kevin Magnussen, a "maior de cabeça da FIA" também não tem lugar confirmado no próximo ano. O piloto dinamarquês da Haas, que se estreou em 2014 na Fórmula 1, teve vários momentos de altos e baixos na modalidade. Tal como os seus companheiros, Kevin Magnussen não escapou aos rumores sobre os seus próximos passos fora da 'categoria-mãe'. Na sexta-feira, a BMW M Team confirmou que o piloto de 32 anos subirá ao volante do BMW M Hybrid V8, já a partir do próximo ano.
A saída de peso que pode quebrar o domínio da Red Bull
No início de maio, a Red Bull confirmou a saída da "prata da casa" - o engenheiro mecânico Adrian Newey,considerado o maior guru de design de monolugares na Fórmula 1.
Responsável pelo desenvolvimento dos monologares da Red Bull, a sua saída poderá ditar uma mudança no domínio a que a equipa austríaca se habitou nos últimos anos. É certo que o engenheiro britânico só iniciará funções na Aston Martin daqui a dois anos, mas a sua saída da Red Bull está prevista para março de 2025.