Helio Castroneves, um quatro vezes campeão da Indianapolis 500, está finalmente a ter a sua oportunidade no maior palco da NASCAR, e a excitação é palpável. A lenda do IndyCar fez as suas primeiras voltas a alta velocidade num carro da NASCAR Cup Series no Daytona International Speedway na quarta-feira, uma experiência que o deixou a sorrir por trás do capacete—mesmo que primeiro tivesse de descobrir como sair da garagem.

“Acho que a câmara não consegue ver o sorriso por trás do meu capacete, mas foi tão fixe,” disse Castroneves após a sessão.

“Estou tipo, ‘Oh homem, isto é difícil. Isto é difícil. Oh não, na verdade consegui lidar com isto.’ Portanto, foi realmente divertido e super emocionante. Mal posso esperar para voltar a sair lá fora.”

Apesar da sua ilustre carreira em monolugares, Castroneves está a aventurar-se no desconhecido enquanto se prepara para correr na Daytona 500 pela entrada PROJECT91 da Trackhouse Racing.


A Primeira Experiência de Castroneves na NASCAR Cup Series: Um Mundo Totalmente Novo

A sessão de prática de 50 minutos na quarta-feira foi um passo crucial, marcando a primeira vez de Castroneves ao volante de um carro da Cup Series em Daytona. Ele completou 13 voltas, alcançando uma velocidade de 183.460 mph—suficiente para ser o 12º mais rápido no geral.

Para um piloto habituado à precisão e resposta imediata da IndyCar, a transição para um carro de stock pesado trouxe uma curva de aprendizagem.

“O carro de stock move-se de forma um pouco diferente,” explicou Castroneves.

“Tens um volante com direção assistida. O carro, quando vira, há um pequeno atraso. A diferença de velocidade… não a sentes. A IndyCar, por não ter direção assistida, vira um pouco mais rápido e é um pouco mais pesado. Sentes mais de tudo no volante.”

Enquanto ele testou um carro ARCA no mês passado em Daytona e correu em Talladega Superspeedway para trabalhar na entrada e saída da box, Castroneves ainda não teve a experiência do caos de um draft em pack completo—um dos maiores desafios nas corridas em superspeedway.


Ícones da NASCAR Ajudam Castroneves a Preparar-se

Compreendendo o desafio que se avizinha, Castroneves procurou aconselhamento de alguns dos melhores da NASCAR, incluindo Dale Earnhardt Jr., Joey Logano, Austin Cindric e Ryan Blaney.

“Sempre que estou no carro, vou aprender,” disse Castroneves.

“Portanto, não importa o que aconteça, vou estar a correr.”

Com nenhuma experiência anterior na NASCAR em corridas em pelotão, os próximos dois dias serão cruciais enquanto ele navega qualificação de carro único na noite de quarta-feira e os duelos de qualificação na quinta-feira.


Castroneves Tem Lugar Garantido—Mas Não Está a Facilitar

Graças a uma Isenção Provisória Aberta concedida à Trackhouse Racing, Castroneves tem um lugar garantido na Daytona 500 de domingo—mesmo que não se qualifique por meios tradicionais.

No entanto, isso não significa que está a jogar pelo seguro.

“Preciso de prática. Preciso de correr. Não tenho nenhuma experiência,” enfatizou Castroneves.

“Hoje é a minha segunda vez no carro, por isso acho que a cada momento que entro no carro, vou aprender algo. E eu preciso disso. Serei honesto contigo: é uma besta diferente, é um carro incrível, as regras são completamente diferentes e acho que a competição é diferente do que estou habituado.”

Castroneves não tem planos de andar conservadoramente nas corridas do Duel—ele quer misturar-se com os melhores da NASCAR e obter a experiência real que precisa antes do evento principal.


O que vem a seguir para Castroneves?

Com a prática concluída, Castroneves irá:
Fazer a sua corrida de qualificação a um só carro na noite de quarta-feira
Correr nos Duels na noite de quinta-feira para finalizar a sua posição de partida
Enfrentar o maior palco da NASCAR na Daytona 500 no domingo

Como um dos pilotos de monolugar mais bem-sucedidos da história, Castroneves está pronto para provar que consegue lidar com carros de stock em um dos maiores palcos do desporto motorizado.

E uma coisa é certa—ele está a divertir-se imenso a fazê-lo.