Iker Bravo, ponta de lança de 20 anos da Udinese, falou sobre a sua jovem carreira ao 'Post United', onde abordou temas como o seu crescimento na La Masia, a mudança para Leverkusen e o regresso a Espanha para vestir as cores do Real Madrid.

"Compreendo aqueles que me chamam de mercenário e traidor...Percebo-os (adeptos) perfeitamente, no final da contas o Barcelona e o Real têm uma grande rivalidade. Tomei a decisão a pensar apenas em futebol", frisou Bravo sobre a ida para Madrid.

Iker Bravo entrou para as escolinhas do Barcelona com apenas cinco anos, classificando-se como "um miúdo forte e evoluído fisicamente", no entanto, não chegou a representar a equipa principal. Em 2021, ainda com 16 anos, o jovem natural de Sant Cugat del Vallès mudou-se para a Alemanha, para representar o Bayer Leverkusen, após não subir para os sub-19 do clube catalão: "O dinheiro é importante, mas eu só pedi para jogar nos sub-19... Tinha uns 15, 16 anos e fui para a Alemanha sozinho. Tudo mudou, língua, comida... O Bayer Leverkusen tratou-me muito bem. Na altura era miúdo e não dei o reconhecimento devido", admitiu o avançado.

Após apenas duas participações em um ano pela equipa principal do Leverkusen, Bravo pediu ao seu agente para o levar para Espanha, sabendo que tinha várias equipas interessadas, duas delas, os colossos de Madrid: "Ia para o Atlético, mas apareceu o Real Madrid, um grande clube. É uma questão de negócios e foi preciso colocar as cores de lado... Falei com o meu agente e com a minha mãe e tomámos a decisão."

O avançado espanhol assinou pelos merengues em 2023, a troco de 300 mil euros, sabendo que iria gerar polémica e grande revolta da parte dos adeptos do Barcelona: "Eu já sabia que ia ser insultado quando fosse jogar contra o Barça, mas não fazia ideia que iam-me insultar toda a segunda parte. É normal ser ofendido no futebol, aceitei da melhor maneira possível... Se deixarmos de insultar o futebol perde a sua essencia."

Iker Bravo, que venceu no verão passado o prémio de melhor jogador do Campeonato da Europa Sub-19, trocou Madrid por Udine, para representar as cores da Udinese. O jovem leva 30 jogos no campeonato italiano esta época, somando 392 minutos, onde marcou dois golos e distribuíu uma assistência.