Viktor Gyökeres tem dado que falar um pouco por todo o mercado do futebol europeu, mas o foco acaba por ser em Inglaterra, onde vários órgãos de comunicação social têm apontado o avançado do Sporting como um forte candidato a um lugar no Arsenal na próxima temporada. Ora, os gunners procuram reforçar-se com um novo ponta de lança a partir do mercado de verão de 2025/26 e, nesse sentido, o internacional sueco de 26 anos surge como um dos nomes mais bem posicionados na lista da estrutura dos gunners.

Na realidade, esta sexta-feira, num extenso artigo, o 'The Athletic' analisa a tal 'luta' entre vários jogadores por essa Europa fora que podem vir a ser pescados pelo emblema do norte de Londres, sendo que, numa lista que apresenta um total de 15 futebolistas, Gyökeres surge como o principal candidato a ser contratado pela equipa de Mikel Arteta.

Segundo o 'The Athletic', o "preço mais reduzido pedido pelo Sporting [o clube de Alvalade pode negociar a partir dos 75 milhões de euros]" torna Gyökeres "um ativo muito mais atraente no mercado". "Gyökeres fará 27 anos em junho, portanto parece ser um caso de 'agora ou nunca' se quiser fazer parte de uma grande mudança para um grande clube europeu. Também existem indicações de que o Sporting pode estar preparado para fazer um acordo por menos de 100 milhões de euros por Gyökeres, acabando por negociá-lo na margem dos 70 milhões", analisa a publicação, especificando depois os pontos fortes do artilheiro do Sporting.

"Gyökeres não tem sido menos do que uma máquina de fazer golos e uma sensação no Sporting. O internacional sueco leva 85 golos e 26 assistências em 92 jogos pelo Sporting, ajudando o clube a levantar o troféu do campeonato no ano passado. Na campanha de 2024/25, ele marcou 30 golos em 26 partidas. Um recorde como este este motivou que clubes da elite europeia pusessem o olho nele e o analisassem durante muito tempo. Um deles o Arsenal", completa.

"A sua velocidade e força dão-lhe uma vantagem considerável na Liga portuguesa, onde poucos defesas conseguem lidar com ele. Ele é um jogador muito difícil de travar", lembra ainda o 'The Athletic', sem deixar de apontar alguns pontos que o sueco deve melhorar.

"Curiosamente, para um jogador tão alto e potente, raramente marca golos de cabeça. Isso sugere que a sua chegada levaria a uma mudança de estilo no jogo do Arsenal, que é baseada sobretudo em jogadas pelos corredores e cruzamentos do flanco", analisa.

De resto, nesta longa lista de possíveis alvos do Arsenal para o ataque em 2025/26, surge logo a seguir Alexander Isak, compatriota de Gyökeres e que alinha no Newcastle. Além da dupla escandinava, apresentam-se ainda outros candidatos como Sesko (RB Leipzig), Liam Delap (Ipswich Town), Osimhen (Galatasaray, emprestado pelo Nápoles), Darwin Núñez (Liverpool), Ekitike (Eintracht Frankfurt), Openda (RB Leipzig), Wotemade (Estugarda), Matheus Cunha (Wolves), Thierno Barry (Villarreal), Vlahovic (Juventus), Moise Kean (Fiorentina), Jonathan David (Lille) e Mateta (Crystal Palace). 

Recorde-se que esta temporada Gyökeres já enfrentou o Arsenal ao serviço do Sporting, num jogo da Liga dos Campeões em que ficou em branco. Nessa partida, no Estádio José Alvalade, os leões perderam (1-5) perante os londrinos. 

No que diz respeito ao total da época 2024/25, o avançado sueco dos verdes e brancos soma 52 golos em 49 jogos em todas as competições por clube e seleção.