
"Estou muito entusiasmado e ansioso por partilhar a minha experiência e conhecimento para contribuir para o avanço do futebol na Indonésia. O talento está aqui e, com a estrutura e o apoio adequados, podemos alcançar novos patamares no cenário internacional", afirmou o desportivo do Barcelona entre 2021 e 2023, em declarações reproduzidas pela federação indonésia.
Juntar Cruyff, antigo atleta do Barcelona, a Kluivert, um dos melhores avançados mundiais da sua geração e que na sua ultima experiencia como técnico orientou os turcos do Adana Demirsport, em 2023, tem como principal objetivo a qualificação para o Mundial'2026, que será alargado a 48 equipas.
"Ter alguém do calibre de Jordi Cruyff na nossa equipa é um grande impulso para a federação. Estou ansioso por trabalhar com ele para desenvolver um futebol indonésio mais forte e levar os nossos jogadores ao próximo nível", congratulou-se Kluivert.
Na prática, e segundo a federação local, Cruyff "fornecerá aconselhamento e orientação para refinar o panorama do futebol indonésio, colaborando com o diretor técnico, que será nomeado em breve, em metodologias de treino, desenvolvimento de base, percursos de jogadores de elite e estrutura técnica".
Já o presidente da federação indonésia, Erick Thohir, revelou que Cruyff foi "recomendado" por Kluivert, assumiu o seu "entusiasmo" por unir os dois profissionais e logiou a "vasta experiência" da nova aquisição para a estrutura.
Na terceira fase de qualificação para o Mundial, a Indonésia está em terceiro lugar no Grupo C, com seis pontos em seis jornadas, a um da Austrália, enquanto o Japão lidera com 16.
Os dois primeiros apuram-se diretamente, enquanto o terceiro e o quarto podem atingir a fase final através de novas rondas de qualificação e de um play-off intercontinental.