
O Casa Pia prepara ao pormenor a receção ao FC Porto, marcada para este sábado, procurando voltar a conseguir bater um grande depois de, em janeiro, ter conseguido derrotar o Benfica (3-1). Os gansos realizam uma Liga tranquila, dividindo o sétimo posto e abordam o duelo com os dragões só com uma dúvida: Duplexe Tchamba ainda recupera de um problema no ombro direito e deve ser rendido por Ruben Kluivert.
O neerlandês já havia defrontado o FC Porto na primeira volta, na qual os gansos não evitaram uma derrota por 0-2, e, após o primeiro embate com este adversário, procura agora seguir as pisadas do pai que não só defrontou os azuis e brancos como… os derrotou.
Ruben dá passos seguros na sua primeira época no futebol português e o seu pai, Patrick Kluivert, é detentor de uma gloriosa carreira que o levou a representar clubes da grandeza de Ajax e Barcelona. E foi precisamente ao serviço dos blaugrana que o antigo ponta-de-lança defrontou o FC Porto por duas ocasiões, ambas na temporada 1999/2000, em jogos da Liga dos Campeões.
Numa dessas ocasiões, a 1 de Março de 2000, Kluivert contribuiu com um golo para uma vitória (4-2), de um Barça que, além do atacante, contava com estrelas como Carles Puyol, dois dos técnicos mais reputados da atualidade como Pep Guardiola (Manchester City) e Luis Enrique (PSG) e dois Bolas de Ouro como o brasileiro Rivaldo e o português Luís Figo. Xavi, que protagonizaria uma carreira de êxito, ainda despontava e era, por isso, habitual suplente.
O antigo internacional e pai do central do Casa Pia – que apenas nasceria um ano depois – apontou, na altura, o terceiro golo do Barcelona numa partida em que o FC Porto, então orientado por Fernando Santos, até esteve a vencer com um golo de Jardel, que bisaria na partida.
Os catalães revelar-se-iam mais fortes, com o nome Kluivert em destaque. Mais de 25 anos depois, este apelido volta a deparar-se perante o dragão, mas em Rio Maior e Ruben sonhará, certamente, seguir as pisadas do progenitor…