Kyle Busch, o piloto com mais vitórias da era moderna, estava à beira de adicionar mais uma vitória ao seu currículo lendário no Kansas Speedway. Liderando uma parte significativa da corrida e mostrando domínio, parecia que Busch estava a caminho de quebrar a sua sequência sem vitórias em 2024. No entanto, uma devastadora derrapagem nas voltas finais arruinou as suas esperanças, deixando os fãs e comentadores frustrados com o desenrolar da corrida. Apesar do amargo final, a participação acrescentou mais um reconhecimento à já notável carreira de Busch, colocando-o entre os grandes de todos os tempos da NASCAR.

Uma Performance Recorde

A impressionante corrida de Busch em Kansas viu-o liderar 32 voltas, elevando o seu total para mais de 200 voltas lideradas esta temporada—uma estatística que tem um peso imenso na história da NASCAR. Este feito marca a 20ª temporada consecutiva de Busch a liderar pelo menos 200 voltas, juntando-se a um grupo de elite de pilotos que inclui nomes como Richard Petty, Jeff Gordon e Dale Earnhardt. Esta conquista sublinha a notável consistência de Busch e a sua capacidade de se manter como uma força na NASCAR Cup Series durante duas décadas.

A adição de Busch a este clube exclusivo destaca a sua relevância duradoura no desporto, apesar das suas dificuldades em conquistar uma vitória esta temporada. A realização também solidifica ainda mais o seu legado ao lado dos maiores campeões da NASCAR.

  • Richard Petty – 25 temporadas
  • Jeff Gordon – 23 temporadas
  • Dale Earnhardt – 22 temporadas
  • Rusty Wallace – 20 temporadas
  • Kyle Busch – 20 temporadas

A Controvérsia do Kansas

O que poderia ter sido um dia triunfante para Busch rapidamente se tornou amargo à medida que a corrida se aproximava do seu clímax. Posicionado como o líder da corrida após as paragens nas boxes, Busch parecia destinado à vitória. No entanto, com 32 voltas para o fim, um incidente envolvendo o backmarker Chase Briscoe fez com que Busch perdesse o controlo na aragem suja, fazendo com que o seu Chevrolet Nº 8 entrasse em derrapagem e entregasse a liderança a Ross Chastain. Busch terminou em 19º, para grande desilusão dos seus fãs.

Fãs e comentadores recorreram às redes sociais, expressando frustração sobre como Busch perdeu a sua liderança, com alguns alegando que Briscoe interrompeu intencionalmente o líder da corrida. Embora Busch tenha evitado acusar diretamente Briscoe, fez um comentário incisivo sobre a falta de desportivismo por parte dos backmarkers nas corridas de NASCAR de hoje.

Desportivismo na NASCAR: Uma Tradição Perdida?

Os comentários de Busch após a corrida refletiram sobre como a etiqueta nas corridas mudou ao longo dos anos. Ele observou que nos “velhos tempos”, os backmarkers costumavam ceder passagem nas voltas finais, permitindo que os líderes da corrida lutassem sem interferências. Esta regra não escrita parece ter desaparecido, contribuindo para a infeliz derrapagem que terminou a corrida de Busch.

“Antigamente, quando tinhas menos de 30 voltas para ir, o tráfego lento costumava abrir-se e dar-te uma faixa, permitindo que os líderes competissem,” disse Busch. “Eu simplesmente não estava a conseguir isso, então tentei forçar a minha mão para conseguir isso e ir para o lado dele, e por alguma razão, isso simplesmente deu todo o ar nos lugares errados, e eu acabei por rodar.”

Olhando Para a Frente: A Busca pela Vitória

Apesar da desilusão no Kansas, o notável registo de Busch de liderar 200 voltas em 20 temporadas consecutivas cimenta o seu lugar como um dos grandes de todos os tempos da NASCAR. Com seis corridas restantes na temporada, a pressão aumenta sobre Busch para acabar com a sua sequência sem vitórias e prolongar o seu registo de ganhar pelo menos uma corrida em 20 temporadas consecutivas.

Enquanto continua a sua busca pela vitória, uma coisa é certa: o legado de Kyle Busch como uma força dominante na NASCAR é inegável. Se ele conseguirá recuperar a sua forma vencedora, só o tempo dirá, mas a sua notável consistência e habilidade em corrida garantem que ele continua a ser um piloto a ter em conta em cada corrida que participa.