
Kyle Busch parece finalmente ter deixado as feridas do passado sarar. O incidente no Circuito das Américas na Volta 40, que ocorreu entre ele e Christopher Bell em 2024, tinha sido um momento significativo no retrovisor da sua carreira nas corridas. A manobra de Bell que fez Busch rodar e a consequente perda de várias posições desencadearam um confronto em pista. Bell, que é natural de Oklahoma, foi obrigado a aceitar a sua culpabilidade no incidente.
No entanto, o recente EchoPark Automotive Grand Prix assistiu a uma mudança radical na dinâmica entre os dois pilotos. Um duelo extenuante nas voltas finais da corrida viu Bell ultrapassar Busch de forma limpa, ganhando assim o respeito do seu adversário.
Bell, conhecido pelo seu estilo de condução ‘limpo’, estava em uma missão para se redimir no Circuito das Américas. Ele já tinha suportado a ira de Busch quando o piloto nascido em Nevada o tinha avisado sobre uma possível retaliação. No entanto, desta vez, o Toyota nº 20 de Bell exibia uma velocidade e aderência superiores, tornando inevitável que ele acabasse por ultrapassar Busch.
Após a corrida, Busch reconheceu a performance admirável de Bell, dizendo: “Vou dar crédito ao Christopher. Ele correu muito forte, e eu fui um completo idiota. Ele fez um ótimo trabalho a trabalhar sobre mim e a fazê-lo da maneira certa. Portanto, parabéns a ele, parabéns à equipa 20. Mas eu gostaria que fôssemos nós.”
As táticas pacientes de Christopher Bell finalmente deram frutos no Circuito das Américas. Os seus movimentos estratégicos levaram-no a roubar a liderança a Kyle Busch na Volta 91 de 95. Busch, prejudicado por pneus em deterioração, não conseguiu defender a sua posição. Após ser ultrapassado por Bell, Busch caiu nas garras de William Byron, Tyler Reddick e Chase Elliott, descendo da primeira para a quinta posição.
Um incidente crítico envolvendo o companheiro de equipa de Bell, Denny Hamlin, afetou ainda mais as perspetivas de Busch. Hamlin perdeu aderência e colidiu com o colega de equipa de Busch, Austin Dillon, provocando uma bandeira amarela. A vantagem de dois segundos de Busch evaporou enquanto os seus rivais aproveitaram a oportunidade para entrar nas boxes em busca de pneus novos. Falando após a corrida, Busch lamentou: “Estava apenas a tentar proteger os meus pneus… Depois, quando aparece uma bandeira amarela e todos se juntam, é modo defensivo total.”
Apesar da corrida turbulenta, Busch encontrou vários pontos positivos a retirar do EchoPark Automotive Grand Prix. Ele tinha começado a corrida em 8º lugar, mas conseguiu assumir a liderança frente ao especialista em circuitos, Shane van Gisbergen, na Volta 27. Outro confronto com Bell poderia ter sido um desastre para Busch, mas a corrida terminou de forma positiva para ambos os pilotos.
O último ano tem sido um período desafiador para Kyle Busch. Apesar de várias situações apertadas em Atlanta, Darlington e Daytona, ele não conseguiu conquistar uma vitória em 2024. A sua falha em vencer no Circuito das Américas agora estendeu a sua sequência sem vitórias para 60 corridas.
O confronto de Busch com Christopher Bell não foi totalmente isento de controvérsia. Bell foi visto a fazer contacto com Busch, um vencedor de duas corridas da Cup Series, o que poderia ter contribuído para a queda significativa no desempenho do Chevrolet nº 8. Refletindo sobre o incidente, Busch afirmou: “O contacto que fizemos com o 20 ali entre 2 e 3 entortou a roda traseira direita, e era um carro de corrida completamente diferente depois disso.”
Apesar da série de contratempos, Busch conseguiu manter a calma e foi até generoso para com Bell na entrevista pós-corrida. Se isto é um sinal de que ele está a suavizar-se com a idade e a experiência ou uma reserva estratégica de fúria para uma corrida futura, só o tempo dirá.