
O líder do campeonato de Fórmula 1, Lando Norris, ditou o ritmo no início do terceiro fim de semana de corridas da temporada, sendo o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Japão.
No lendário circuito de Suzuka, o piloto britânico registou a volta mais rápida em 1:28.549 com os pneus macios Pirelli, cerca de 20 minutos antes do final da sessão, superando o seu compatriota George Russell por 0.163 segundos. Charles Leclerc completou os três primeiros, a 0.416 segundos, sendo o último piloto a baixar da marca de 1:29 durante a primeira hora de treinos.
Estreia de Tsunoda
O companheiro de equipa de Leclerc na Ferrari, Lewis Hamilton, ficou em quarto lugar, enquanto Max Verstappen e Yuki Tsunoda, pilotos da Red Bull, ocuparam a quinta e sexta posições, respetivamente. Na sua primeira sessão como piloto da Red Bull, o japonês ficou apenas 0.107 segundos atrás do seu muito mais experiente companheiro de equipa.
Atrás de Tsunoda, completaram o top 10 da primeira sessão de treinos livres no País do Sol Nascente Fernando Alonso, Isack Hadjar, Andrea Kimi Antonelli e Carlos Sainz. Liam Lawson ficou na 13ª posição, a 0.311 segundos do seu companheiro de equipa na Racing Bulls, Hadjar.
Imediatamente à frente do neozelandês, na 12.ª posição, ficou o piloto de testes da Alpine, Rio Hirakawa, que substituiu Jack Doohan na primeira sessão de treinos livres deste fim de semana. O japonês, que é piloto titular da Toyota no Campeonato Mundial de Resistência (WEC), foi mais rápido do que o segundo piloto da Alpine, Pierre Gasly, com uma diferença de 0.153 segundos entre os dois.
A primeira hora de treinos em Suzuka decorreu sem incidentes graves. Os únicos momentos mais perigosos foram para Norris, Alex Albon e Antonelli, que acabaram nas zonas de escape na saída da última chicane e na curva Spoon.
No início da sessão, Norris teve dificuldades na saída da chicane, onde a traseira do seu carro mostrou-se bastante instável. Na sua primeira volta lançada com pneus macios, o britânico perdeu completamente a aderência e quase rodou, mas conseguiu controlar o carro a tempo, passando pela zona de escape.
Albon e Antonelli cometeram erros idênticos na travagem para a curva Spoon, bloqueando os pneus dianteiros esquerdos. Ambos passaram pela zona de escape, mas apesar da proximidade da barreira de proteção, evitaram o contacto e continuaram a sua participação na sessão.
O fim de semana do Grande Prémio do Japão, terceira ronda da temporada de 2025 da Fórmula 1, continua às 9:00 (hora local) com a segunda sessão de treinos livres em Suzuka.