Laurens Vanthoor liderou uma impressionante chegada em 1-2 para a Porsche Penske Motorsport nas fases iniciais das 63ª 24 Horas de Daytona, enquanto a equipa capitalizou uma estratégia precisa e um ritmo implacável para estabelecer a sua dominância cedo no clássico de resistência.

Após um início controlado sob condições frescas e ensolaradas, a performance de Vanthoor, combinada com um esforço formidável da equipa, garantiu ao Porsche 963 GTP #6 uma liderança confortável, superando os desafios da BMW, Cadillac e Proton numa corrida intensamente disputada.


Drama da Corrida Desenrola-se Cedo

A corrida viu a sua primeira cautela de pista completa quando Hunter McElrea, no #11 TDS Racing Oreca 07, perdeu o controlo na curva 5, o Western Horseshoe, e colidiu com as barreiras. Embora McElrea tenha conseguido voltar à corrida, o incidente definiu o tom para um dia repleto de drama na pista.

Logo após a relargada, David Heinemeier Hansson no #18 Era Motorsport Oreca 07 fez girar o #73 Pratt Miller Oreca de James Roe na saída da curva 1. O incidente rendeu a Hansson uma penalização de passagem pela caixa, complicando ainda mais a campanha da Era Motorsport como campeões em título da LMP2.


Excelência Tática da Porsche

A ascensão de Vanthoor ao topo foi espelhada pelo colega de equipa Nick Tandy, que perseguiu incansavelmente Frederik Vesti no Cadillac V-Series.R #31 durante a estreia do piloto britânico na IMSA. A agressividade calculada de Tandy permitiu-lhe garantir o segundo lugar antes de ambos os Porsche 963 consolidarem a sua posição na frente.

Enquanto a Porsche controlava o ritmo, o BMW #25 M Hybrid V8 GTP, pilotado por Rene Rast, desafiou Tandy ferozmente, reduzindo a sua vantagem para menos de dois segundos antes de recuar brevemente no trânsito. Apesar do desafio, a execução meticulosa da Porsche permitiu-lhes formar uma dominante liderança 1-2.


As Classes LMP2 e GT Proporcionam Batalhas Apertadas

Na LMP2, o #99 AO Racing “Spike” Oreca de Dane Cameron disparou para a liderança com uma vantagem impressionante de 46 segundos sobre a entrada #2 United Autosports de Nick Boulle. Entretanto, a máquina LMP2 #88 da AF Corse manteve-se firme em terceiro lugar enquanto as equipas lutavam por posição no campo congestionado.

A classe GTD Pro assistiu a uma intensa batalha entre Ford e Corvette. O #64 Ford Mustang GT3, que partiu da pole position, recuperou o primeiro lugar sob a condução de Sebastien Priaulx, defendendo-se do colega de equipa Dennis Olsen no #65 Ford. Apesar de algumas desventuras iniciais, o #48 BMW M4 GT3 EVO da Paul Miller Racing manteve-se competitivo em terceiro, pilotado pelo experiente Augusto Farfus.

No GTD, um pedal do acelerador preso descarrilou a marcha dos campeões em título Winward Racing. O #57 Mercedes-AMG foi forçado a parar para reparações, abrindo caminho para o Lamborghini Huracan GT3 EVO2 da Forte Racing #78 de Misha Goikhberg assumir a liderança. O carro manteve uma sólida vantagem de 25 segundos até que o Aston Martin Vantage GT3 #27 da Heart of Racing conquistasse o primeiro lugar.


Momentos Chave à Medida que a Noite Avança

  • Porsche Penske controlou o grupo GTP, estabelecendo um ritmo alucinante que mantinha os concorrentes à distância.
  • A luta LMP2 manteve-se acesa, com várias equipas a lutar pela contenda no pódio.
  • No GTD Pro, a Ford continuou a brilhar, enquanto a equipa Corvette lutava para se manter dentro da distância de ataque.


Perspetivas para as Próximas Etapas

À medida que a maratona de 24 horas entra na noite, as estratégias de resistência, as rotações dos pilotos e as condições da pista provar-se-ão decisivas. Com a Porsche a ter uma vantagem inicial, concorrentes como a BMW, Cadillac e Proton estão a planejar o seu regresso. Entretanto, a Ford e a Aston Martin prometem proporcionar um espetáculo no GTD Pro, garantindo que não faltem emoções para os fãs em todo o mundo.

Mantenham-se atentos enquanto a batalha pela supremacia de Daytona se intensifica sob as luzes!