
Apesar de Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche Motorsport, tentar manter a ambiguidade sobre a terceira entrada do 963 para a Porsche Penske Motorsport nas 24 Horas de Le Mans, é bastante certo que a equipa irá inscrever três carros no evento marcado para os dias 15 e 16 de junho. Esta conjectura é corroborada pela bem-sucedida participação da Porsche Penske Motorsport no Campeonato IMSA SportsCar no ano passado, que lhes garantiu um convite para a prestigiada corrida.
Na condução do terceiro carro estará a dinâmica dupla de Nick Tandy e Felipe Nasr, que conquistaram a vitória nas 24 Horas de Daytona no final de janeiro como a dupla fixa na entrada #7 da IMSA da equipa. Laudenbach está confiante de que encontrarão um terceiro piloto adequado, citando a abundância de talento disponível, incluindo pilotos da Fórmula E e experientes pilotos de GT.
O anterior ocupante do lugar extra, Mathieu Jaminet, mudou-se para o carro #5, deixando um espaço aberto para especulação. Embora a decisão oficial ainda não tenha sido tomada, fontes internas sugerem que um favorito começa a emergir.
O antigo campeão mundial de F1 Sebastian Vettel, que anteriormente expressou um grande interesse em competir nas 24 Horas de Le Mans, e até testou o 963 em MotorLand Aragon em março passado, parece estar fora da corrida. As suas breves sessões de teste com o carro e a sua última participação numa corrida no Grande Prémio de Abu Dhabi em novembro de 2022 parecem insuficientes para o tornarem uma escolha convincente para uma equipa focada em vencer.
Entre os pilotos oficiais da Porsche, Nico Mueller e Antonio Felix da Costa foram considerados fortes candidatos há algumas semanas. No entanto, desde que o plano de preparação de Mueller com o 963 da Proton Racing para Daytona falhou, as suas hipóteses parecem ter diminuído.
Da Costa, por outro lado, parece ser uma escolha ideal. Ele já tem seis experiências nas 24 Horas de Le Mans e provou o seu valor nas corridas de resistência. Apesar de ter sido impedido de participar no WEC em 2024 para se concentrar na Fórmula E, a sua recente performance em Daytona no mês passado com o Oreca 07 da Inter Europol Competition demonstrou que ainda tem o que é preciso.
Pascal Wehrlein parece estar a liderar a corrida pelo cobiçado lugar na Porsche. A sua estreia nas corridas de resistência nas 24 Horas de Daytona com o 963 privado da JDC-Miller, apesar de não ter sido particularmente extraordinária, foi louvável. Wehrlein, um ex-piloto de F1 e campeão da Fórmula E, expressou abertamente o seu desejo de participar nas 24 Horas de Le Mans.
No entanto, equilibrar as exigências das 24 Horas de Le Mans com os compromissos da temporada da Fórmula E pode representar um desafio significativo. Florian Modlinger, diretor de motorsport da Porsche na Fórmula E, enfatizou a necessidade de priorizar o projeto da Fórmula E em relação a corridas isoladas.
Dada a proximidade das corridas da Fórmula E em Xangai (31 de maio – 1 de junho) e Jacarta (21 de junho) em relação à quinzena de Le Mans, a cedência de da Costa ou Wehrlein poderia potencialmente comprometer a campanha da Porsche na Fórmula E. Este dilema poderia levar a uma mudança de estratégia dentro da Porsche, focando exclusivamente na Fórmula E.
Enquanto a decisão oficial ainda está pendente, o mundo das corridas aguarda com expectativa para ver quem irá reclamar o terceiro lugar na entrada da Porsche para as 24 Horas de Le Mans.